Veja nossa lista todas as baniras da unida LGBT e ss signifidos. Conheça a banira gay, lésbi, queer, bi e muas outras.
Contents:
A BANIRA GAY: SIGNIFIDO, HISTóRIA E IMAGENS
* bandeira gay *
Contendo seis r, ela reprenta todos os que fazem parte da unida LGBT, e não somente a unida Gay, o foi durante alguns anos. A banira foi criada em 1978 pelo artista Gilbert Baker e foi aprentada ao públi a banira LGBTQ+ durante o sfile do ulho gay nos EUA.
Essa sexualida foi criada prcipalmente para psoas não-bari, já que el não têm um gênero bár para se classifir o homossexuais. A partir da Revolta Stonewall, em 1969, o movimento LGBTQIA+ passou a ganhar força e a se anizar: anos pois, surgiriam as primeiras marchas que unem a ristência ao ulho ser — lésbi, gay, bissexual, pansexual, transgênero, queer, tersexual, assexual, ntre várs tenham se fortalecido ao longo dos anos o um njunto, da letra da sigla reprenta um gpo psoas sgular que se refere a orientação sexual e/ou intida gênero. Exibida pela primeira vez na Parada Gay da Liberda São Francis, nos Estados Unidos, a banira origal tha oo r, das quais seis permanecem até hoje.
Segundo o Manual Comunição LGBTI+ lançado pela Aliança Nacnal LGBTI+ e pela Re Gay Lato, o triângulo e o machado duas lâmas são parte dos símbolos tradicnalmente ados por mulher lésbis.
FILE:GAY PRI
Essas, por sua vez, abaram por rporar a r à sua versõ baniras lésbis foram criadas sob alegação que o senho roxo o triângulo e o machado teria sido ializado por um homem gay e cis, o signer Sean Campbell, o que seria sejável para um movimento exclivo mulher. Segundo ele, “a chave para entenr o simbolismo da banira bi é saber que os pixels roxos são misturados imperceptivelmente tanto a r rosa quanto a r azul, assim o no ‘mundo real’, on psoas bi se misturam imperceptivelmente tanto nas unidas gay/lésbis quanto nas hétero” banira, portanto, o rosa preten retratar o sejo por psoas a mma intida gênero que a sua, enquanto o azul refere-se ao terse por quem se intifi um gênero diferente. Os chamados ursos são uma subcultura da unida gay, formada prcipalmente por homens (cis ou trans) homossexuais ou bissexuais.
Foi criada em 1973 por faiar e amigos psoas LGBT+, que apoiavam a unida em sua luta por direos civis e ntra a homofobia. Ant da tradicnal banira aríris ser criada, a unida LGBTQIA+ ava um triângulo rosa o símbolo – uma adaptação da sígnia que os prisneiros gays eram forçados a ar em ampamentos nazistas. Baker então se uniu sua amiga Lynn Segerblom, também nhecida o Faerie Argyle Rabow, e juntos senvolveram uma versão em ar-íris oo r, uma faixa rosa – que seria removida por muo tempo tenha sido chamada “banira do ulho gay”, ela ve a reprentar uma unida muo mais ampla do que apenas homens gays.
O o do termo “gay” o algo genéri para qualquer isa que não seja nformista ao gênero imposto à socieda é hoje um vtíg patriardo que saparece o passar do tempo, gpos da unida queer – em sua maria visibilizados e/ou aglomerados erroneamente – sentiram a necsida afirmar sua prença e reivdir sua reprentativida. Confira as variaçõ mais uns da banira origal e diversas outras baniras reprentando gêneros, sexualidas e gpos pecífis ntro da unida LGBTQIA+:Banira do Orgulho Gay BakerA primeira variação da banira do ulho LGBTQIA+ difundida – criada por Gilbert Baker e sua amiga Lynn Segerblom. Cada r reprenta um aspecto da cultura queer, sendo:Rosa = SexoVermelho = VidaLaranja = CuraAmarelo = SolVer = NaturezaTurqua = Magia/ArteAzul = SerenidaVleta = EspíroBanira do Orgulho Gay 1978-1999Após o assassato Harvey Milk, muos enendaram a banira para celebrar os feos da unida LGBTQIA+.