Em 1970, ativistas LGBTQIA+ anizaram a primeira gran parada do ulho – ou marcha para libertação gay – na cida Nova York, um ano após a Revolta Stonewall.
Contents:
- NEW YORK PRI (OU GAY PRI) 2024
- FIM SEMANA TEM PARADAS GAY PELO MUNDO
- PARADA DO ORGULHO GAY EM NOVA YORK TEM PROTTO NTRA TMP
- PROGRAMAçãO DO ORGULHO GAY EM SãO FRANCIS E NOVA YORK VAI ALéM DAS PARADAS
- BAR E CLUB GAYS EM NOVA YORKBAR E CLUB GAYS EM NOVA YORK
NEW YORK PRI (OU GAY PRI) 2024
* parada gay em nova york *
Ant da revolta, na déda 1960, já existia uma nferência chamada ERCHO (Eastern Regnal Conference of Homophile Organizatns), o objetivo rnir anizaçõ a favor dos direos da população homossexual (na épo era ado o termo “homofilia”, que já tá datado).
FIM SEMANA TEM PARADAS GAY PELO MUNDO
Em 4 julho 1965, dia da Inpendência dos Estados Unidos, zenas membros ssas anizaçõ se juntaram em ente ao Salão da Inpendência, na Filadélfia, rtaz lembrando às psoas que a população gay não tha ss direos civis garantidos. Foi assim que nasc a Christopher Street Gay Liberatn Day – ou Dia da Libertação Gay da Rua Christopher – em Nova York. A Revolta Stonewall e a Christopher Street Gay Liberatn Day, promovida pela anização e movimentação políti ativistas LGBTQIA+, foram chav para o futuro do movimento morno em favor da igualda dos direos civis.
PARADA DO ORGULHO GAY EM NOVA YORK TEM PROTTO NTRA TMP
Em 1970, ativistas LGBTQIA+ anizaram a primeira gran parada do ulho – ou marcha para libertação gay – na cida Nova York, um ano após a Revolta Stonewall. “LGBTQIA+ refere-se a gpos lésbis, gays, bissexuais, transgêneros, queer, qutnador, tersexuais e assexuais, e BIPOC serve para signar psoas negras ou outras etnias. As primeiras marchas do Orgulho LGBTQIA+ eçaram o prottos um ano após os distúrbs Stonewall em 1969, quando a polícia NY vadiu um bar equentado pelo públi gay no Greenwich Village, Manhattan, em um momento em que a polícia perseguia roteiramente psoas e tabelecimentos.
PROGRAMAçãO DO ORGULHO GAY EM SãO FRANCIS E NOVA YORK VAI ALéM DAS PARADAS
”A Gay Officers Actn League, ou GOAL, uma anização que reprenta os oficiais LGBTQIA+ na polícia NY, disse que os anizador do evento tão tomando o “mho mais baixo”“A Herage of Pri tá bem ciente que a cida não permiria que um evento gran la orrse sem a prença da polícia.
BAR E CLUB GAYS EM NOVA YORKBAR E CLUB GAYS EM NOVA YORK
Veja vío abaixo: Dfile em Nova York celebra os 50 anos do Orgulho LGBTI+ A passeata relembrou os 50 anos da revolta Stonewall, quando a unida LGBT novarqua se levantou ntra a vlência policial aplida em equentador um bar gay na cida. Crianças observam e centivam a parada em Nova York — Foto: Jeenah Moon/Rters Turquia A unida gay e transgênero da Turquia se juntou para uma pequena maniftação que termou bombas gás e balas borracha. No centro Istambul, a polícia impe a parada gay prosseguir — Foto: Murad Sezer/Rters França Em Paris, a maniftação é uma mar 5, 5 quilômetros, do bairro Montparnasse até o Republique.
Imagem marcha em Paris — Foto: Christophe Archamblt/ AFP Maniftant no fim da Parada Gay Paris — Foto: Christophe Archamblt/ AFP Em Paris, maniftant fazem 'selfi' durante a parada — Foto: Christophe Archamblt/ AFP Macedônia do Norte Este ano foi o primeiro uma parada gay na pal da Macedônia do Norte, Escópia. Primeira Parada Gay em Escópia, pal da Macedônia do Norte — Foto: Ognen Teofilovski/Rters Imagem da primeira parada gay da pal da Macedônia do Norte — Foto: Ognen Teofilovski/Rters Participante da Parada do Orgulho da Macedônia — Foto: Robert Atanasovski / AFP Filipas Integrant do gpo idosos "Goln Gays" Manila, nas Filipas — Foto: Eloisa Lopez/Rters Nepal Parada do Orgulho Gay em Katmandu, no Nepal — Foto: Navh Chrakar/Rters. Enquanto isso, a cida tava perando 150 maniftant e hõ pectador para alhar as as para o prcipal evento orrendo norte a sul em direção ao Stonewall, o bar gay em Greenwich Village, on a ristência ao asséd policial em 28 junho 1969 senou o morno movimento liberação LGBTQ.