Chef Estado que assumem ser gays são raros no mundo - e só foram eleos nos últimos 20 anos.
Contents:
- 60% DOS ELEOR BRASILEIROS VOTARIAM EM UM NDIDATO GAY à PRIDêNCIA, MOSTRA PQUISA
- EDUARDO LEE SE ASSUME GAY: NHEçA OUTROS POLíTIS ABERTAMENTE HOMOSSEXUAIS EM ALTOS RGOS NO MUNDO
- LOS 6 POLíTIS MEXINOS ULLOSAMENTE GAY
- ‘EL GAY VOX’: JOSé MARíA MAR, NDIDATO AL SENADO Y NUMERO DOS A LA COMUNIDAD MADRID POR LA FORMACIóN SANTIAGO ABASL
- JUAN PABLO DELGADO, EL PRIMER NDIDATO ABIERTAMENTE GAY MéXI QUE QUIERE SAR AL PAN GUANAJUATO
- CHASE OLIVER, EL NDIDATO GAY Y PARTIDAR LAS ARMAS QUE LLEVA A GEIA A LA SEGUNDA VUELTA
- BRAZILIAN NDIDATE OUT AS GAY RACE AGAST ‘PROUD’ HOMOPHOBE BOLSONARO
- ¿ESTá LISTO EEUU PARA UN PRINTE GAY?
60% DOS ELEOR BRASILEIROS VOTARIAM EM UM NDIDATO GAY à PRIDêNCIA, MOSTRA PQUISA
Mais rmaçõNo Brasil, um dos país on mais se matam psoas LGBTQIA+ no mundo ― uma timativa uma vítima da homofobia a da 23 horas―, 60% dos eleor afirmam que votariam em um ndidato assumidamente gay para a pridência da Repúbli. O dado surpreen também tendo em vista que o Planalto atualmente é ocupado por Jair Bolsonaro, um mandatár que se notabilizou por uma série entárs homofóbis ao longo da rreira políti. Para 24% dos entrevistados, no entanto, votar em um ndidato homossexual ada é algo impensável, e 17% disseram não saber se votariam ou não.
Na osião do posicnamento Lee sobre sua homossexualida, o ex-putado Jean Wyllys lembrou que a ernadora do R Gran do Norte, Fátima Bezerra (PT), também é homossexual e mencnou a luta da petista ntra a homofobia. Sempre marquei mhas posiçõ através da mha atuação políti, sem jamais me omir na luta ntra o machismo, o racismo, a LGBTfobia e qualquer outro tipo oprsão”, crev em suas res rtante da Améri do Sul existem ao menos dois chef do Executivo homossexuais: Cldia López Hernánz, prefea Bogotá, na Colômbia, e Gtavo Melella, ernador da província Tierra l Fuego, na Argenta.
Na Europa a prença psoas abertamente LGBTQIA+ nos Governos é mais um: Bélgi, Irlanda, Flândia, Luxemburgo e Sérvia já tiveram primeiros-mistros gays e lésbis. Por outro lado, o ntente rop vê preocupação o avanço propostas lei homofóbis na Hungria do ultradireista Viktor Órban, sobre as quais várs lír da UE já se posicnaram relação ao apo a polítis LGBTQIA+, a pquisa do Instuto Atlas aponta que as mulher se mostram mais progrsistas: na segmentação por gênero, 69% las afirmaram que votariam em um ndidato homossexual, ante 50% entre os homens. Apenas 19% das entrevistadas afirmaram que não lheriam um ndidato abertamente gay, que teria também a rejeição 29% dos homens ouvidos pelo levantamento.
EDUARDO LEE SE ASSUME GAY: NHEçA OUTROS POLíTIS ABERTAMENTE HOMOSSEXUAIS EM ALTOS RGOS NO MUNDO
Já quando se analisa o rerte por religião, os evangélis —que tegram uma das prcipais bas apo Bolsonaro e rponm por cer 30% dos mais 210 hõ brasileiros— se mostram mais nservador nte sentido: 42% l afirmam que não votariam em um ndidato gay, ante 17% negativas entre os tólis, 14% outras religiõ e 7% agnóstis e ats. Já os que rponram que ajudariam a eleger um homossexual, 76% são outras religiõ, 74% agnóstis ou ats, 66% tólis e 38% evangé apar tenrem ao nservadorismo, os evangélis se enntram divididos atualmente.
É importante notar, clive, que o Lula vem recuperando paço bastante fôlego nte segmento”, afirma o cientista políti Andrei Roman, CEO do mais larizados também se mostram mais propensos a lher um ndidato gay para a pridência da Repúbli: 73% das psoas enso superr ouvidas no levantamento se disseram dispostas a eleger uma psoa homossexual, ante 60% enso méd e 51% o enso fundamental. Esta tendência se verte entre os que afirmam que não votariam em gays, os entrevistados que cursaram até o enso fundamental formando maria ( 27%), ante 25% rejeição entre quem tem o enso méd, e 16% dos ouvidos enso di a importância da ção “no sentido quebrar barreiras e ristências ntro da socieda, prcipalmente relação à aceação da diversida”, diz Roman. “À medida em que as psoas têm mais rmaçõ a rpeo do tema e fazem parte um me on se discute s assuntos forma mais aprofundada, sa ristência [a um ndidato gay] ten a dimuir”, afirma.
LOS 6 POLíTIS MEXINOS ULLOSAMENTE GAY
A pquisa Atlas também perguntou se o fato um ndidato à pridência assumir ser gay teria algum impacto para os eleor. O levantamento mostra ada que o printe Bolsonaro tem rer saprovação entre os entrevistados que se claram homossexuais: 94% l não acham que o mandatár faz um bom Governo, ante 61% rejeição entre os heterossexuais. Apenas 7% dos homossexuais ouvidos são ntra o impeachment (número que salta para 42% entre os entrevistados héteros).
‘EL GAY VOX’: JOSé MARíA MAR, NDIDATO AL SENADO Y NUMERO DOS A LA COMUNIDAD MADRID POR LA FORMACIóN SANTIAGO ABASL
Segudo ta tendência antibolsonarista entre os entrevistados homossexuais, o ex-printe Lula (PT) é o ndidato favoro 63% sta parcela da população no primeiro turno das eleiçõ 2022.
Ciro Gom (PSB) tem a preferência 7% dos homossexuais e 6% dos heterossexuais, e João Doria (PSDB) 6% e 3% stas populaçõ, rpectivamente.
O ernador do R Gran do Sul, Eduardo Lee (PSDB) é o favoro 4% dos homossexuais ouvidos no levantamento do stuto Atlas, e 3% dos heterossexuais.
JUAN PABLO DELGADO, EL PRIMER NDIDATO ABIERTAMENTE GAY MéXI QUE QUIERE SAR AL PAN GUANAJUATO
Para Andrei Roman, CEO do Atlas, o pou engajamento da população LGBTQIA+ uma eventual mpanha Eduardo Lee ao Planalto po ter relação o fato que o tuno nun apou abertamente as as da diversida: “Isso di que a população gay tem um pé atrás relação a ele, porque ele não fez da fa direos ste segmento da socieda uma parte central sua trajetória políti”, avalia. 2 julho 2021Crédo, Getty ImagLegenda da foto, O premiê Luxemburgo, Xavier Bettel (direa), sou-se o arqueto belga Gthier Dtenay em 2015A cisão do ernador do R Gran do Sul, Eduardo Lee (PSDB), assumir ser homossexual ada é um fato pou um na políti brasileira — em pecial em se tratando um políti que é apontado o pré-ndidato à Pridência da Repúbli nas eleiçõ 2022.
CHASE OLIVER, EL NDIDATO GAY Y PARTIDAR LAS ARMAS QUE LLEVA A GEIA A LA SEGUNDA VUELTA
Ele se tornou o primeiro ernador na história do Brasil a assumir ser disse, em entrevista ao programa Conversa Bial, da TV Globo, na quta-feira (1/7): "Eu sou gay, sou gay e sou um ernador gay.
Nun criei um personagem" um universo zenas har polítis eleos em diversas feras, os sos polítis assumidamente homossexuais são raros no Brasil — o os ex-putados Jean Wyllis (PSOL-RJ) e Clodovil Hernans (PTC-SP e PR-SP, falecido em 2009), o senador Fabiano Contarato (Re-ES), o putado feral David Miranda (PSOL-RJ, que substuiu Wyllis quando te renuncu, em 2019) e o ex-prefeo Ls (SP), Edgar Souza (PSDB) país on é ilegal ser homossexualAssexualida: o orientação sexual 'visível' saiu do armárCrédo, GUSTAVO MANSUR / PALÁCIO PIRATINILegenda da foto, Eduardo Lee se tornou o primeiro ernador brasileiro a assumir sua homossexualidaNa Assembleia Legislativa São Plo, o putado tadual Douglas Garcia (PSL-SP), que tegra um movimento nservador, anuncu ser gay em 2019, pois dizer que tiraria a tapas uma transexual que asse o banheiro femo — após um discurso feo por Erika Malunguho (PSOL-SP), a primeira putada transexual elea no parlamento tadual São chef erno gaysNo rtante do mundo, alguns polítis gays alnçaram altos rgos. Bélgi, Islândia e Irlanda também tiveram chef erno homossexuais no passado (a Noega chegou a ter um chefe Estado tero gay). Todos são Matérias reendadas e ntue lendoMatérias reendadasFim do Matérias reendadasEm 2009, a Islândia eleg a ex-aeromoça e lír sdil Johanna Sigurdardottir o primeira-mistra — ela foi a primeira chefe Estado do mundo abertamente homossexual no mundo.
BRAZILIAN NDIDATE OUT AS GAY RACE AGAST ‘PROUD’ HOMOPHOBE BOLSONARO
EpisódsFim do PodstO segundo políti assumidamente gay a virar chefe Estado no mundo foi o ex-premiê da Bélgi, El Di Rupo, que ernou o país entre 2011 e 2014. Di Rupo foi ocentado e as acaçõ foram nsiradas falsas pela Jtiç s livro memórias, o ex-premiê belga lembra que, durante o cândalo, foi perseguido por jornalistas na a e um l perguntou se ele era homossexual. Atualmente, o úni chefe Estado gay na União Europeia é o primeiro-mistro Luxemburgo, Xavier Bettel.
Ele chegou ao rgo em 2013 e sou-se dois anos pois s parceiro, após a trodução uma nova lei permdo samentos gays.
Crédo, Getty ImagLegenda da foto, Premiê da Sérvia, Ana Brnabic, é crida por ativistas LGBT por não fazer o suficiente para fenr os direos dos homossexuais no país. A Sérvia, um país on a onda nservadora é forte, eleg Ana Brnabic em 2017 — a primeira mulher e primeira homossexual a ocupar o rgo. No ano segute, ativistas da unida LGBT criram Brnabic por não atuar em favor das ptas direos sociais e chegaram a fazer uma mpanha para que a premiê não participasse uma das paradas do Orgulho Gay do país.
¿ESTá LISTO EEUU PARA UN PRINTE GAY?
Uma pquisa sugere que 20% dos sais gays não nseguem alugar uma sa, vido à discrimaçã 2019, a parceira Ana Brnabic u à luz ao filho do sal — a primeira vez no mundo em que um chefe Estado gay tem um filho no rgo. Ele assumiu sua homossexualida em 2015, ant chegar ao rgo, quando a Irlanda legalizou o samento entre psoas do mmo sexo.