Chef Estado que assumem ser gays são raros no mundo - e só foram eleos nos últimos 20 anos.
Contents:
- 60% DOS ELEOR BRASILEIROS VOTARIAM EM UM NDIDATO GAY à PRIDêNCIA, MOSTRA PQUISA
- EDUARDO LEE SE ASSUME GAY: NHEçA OUTROS POLíTIS ABERTAMENTE HOMOSSEXUAIS EM ALTOS RGOS NO MUNDO
- LOS 6 POLíTIS MEXINOS ULLOSAMENTE GAY
- ‘EL GAY VOX’: JOSé MARíA MAR, NDIDATO AL SENADO Y NUMERO DOS A LA COMUNIDAD MADRID POR LA FORMACIóN SANTIAGO ABASL
- JUAN PABLO DELGADO, EL PRIMER NDIDATO ABIERTAMENTE GAY MéXI QUE QUIERE SAR AL PAN GUANAJUATO
- CHASE OLIVER, EL NDIDATO GAY Y PARTIDAR LAS ARMAS QUE LLEVA A GEIA A LA SEGUNDA VUELTA
- BRAZILIAN NDIDATE OUT AS GAY RACE AGAST ‘PROUD’ HOMOPHOBE BOLSONARO
- ¿ESTá LISTO EEUU PARA UN PRINTE GAY?
60% DOS ELEOR BRASILEIROS VOTARIAM EM UM NDIDATO GAY à PRIDêNCIA, MOSTRA PQUISA
Mais rmaçõNo Brasil, um dos país on mais se matam psoas LGBTQIA+ no mundo ― uma timativa uma vítima da homofobia a da 23 horas―, 60% dos eleor afirmam que votariam em um ndidato assumidamente gay para a pridência da Repúbli. O dado surpreen também tendo em vista que o Planalto atualmente é ocupado por Jair Bolsonaro, um mandatár que se notabilizou por uma série entárs homofóbis ao longo da rreira políti. Para 24% dos entrevistados, no entanto, votar em um ndidato homossexual ada é algo impensável, e 17% disseram não saber se votariam ou não.
EDUARDO LEE SE ASSUME GAY: NHEçA OUTROS POLíTIS ABERTAMENTE HOMOSSEXUAIS EM ALTOS RGOS NO MUNDO
Na osião do posicnamento Lee sobre sua homossexualida, o ex-putado Jean Wyllys lembrou que a ernadora do R Gran do Norte, Fátima Bezerra (PT), também é homossexual e mencnou a luta da petista ntra a homofobia. Sempre marquei mhas posiçõ através da mha atuação políti, sem jamais me omir na luta ntra o machismo, o racismo, a LGBTfobia e qualquer outro tipo oprsão”, crev em suas res rtante da Améri do Sul existem ao menos dois chef do Executivo homossexuais: Cldia López Hernánz, prefea Bogotá, na Colômbia, e Gtavo Melella, ernador da província Tierra l Fuego, na Argenta. Na Europa a prença psoas abertamente LGBTQIA+ nos Governos é mais um: Bélgi, Irlanda, Flândia, Luxemburgo e Sérvia já tiveram primeiros-mistros gays e lésbis.
Por outro lado, o ntente rop vê preocupação o avanço propostas lei homofóbis na Hungria do ultradireista Viktor Órban, sobre as quais várs lír da UE já se posicnaram relação ao apo a polítis LGBTQIA+, a pquisa do Instuto Atlas aponta que as mulher se mostram mais progrsistas: na segmentação por gênero, 69% las afirmaram que votariam em um ndidato homossexual, ante 50% entre os homens. Apenas 19% das entrevistadas afirmaram que não lheriam um ndidato abertamente gay, que teria também a rejeição 29% dos homens ouvidos pelo levantamento.
Já quando se analisa o rerte por religião, os evangélis —que tegram uma das prcipais bas apo Bolsonaro e rponm por cer 30% dos mais 210 hõ brasileiros— se mostram mais nservador nte sentido: 42% l afirmam que não votariam em um ndidato gay, ante 17% negativas entre os tólis, 14% outras religiõ e 7% agnóstis e ats.
LOS 6 POLíTIS MEXINOS ULLOSAMENTE GAY
Já os que rponram que ajudariam a eleger um homossexual, 76% são outras religiõ, 74% agnóstis ou ats, 66% tólis e 38% evangé apar tenrem ao nservadorismo, os evangélis se enntram divididos atualmente. É importante notar, clive, que o Lula vem recuperando paço bastante fôlego nte segmento”, afirma o cientista políti Andrei Roman, CEO do mais larizados também se mostram mais propensos a lher um ndidato gay para a pridência da Repúbli: 73% das psoas enso superr ouvidas no levantamento se disseram dispostas a eleger uma psoa homossexual, ante 60% enso méd e 51% o enso fundamental. Esta tendência se verte entre os que afirmam que não votariam em gays, os entrevistados que cursaram até o enso fundamental formando maria ( 27%), ante 25% rejeição entre quem tem o enso méd, e 16% dos ouvidos enso di a importância da ção “no sentido quebrar barreiras e ristências ntro da socieda, prcipalmente relação à aceação da diversida”, diz Roman.
“À medida em que as psoas têm mais rmaçõ a rpeo do tema e fazem parte um me on se discute s assuntos forma mais aprofundada, sa ristência [a um ndidato gay] ten a dimuir”, afirma. A pquisa Atlas também perguntou se o fato um ndidato à pridência assumir ser gay teria algum impacto para os eleor. O levantamento mostra ada que o printe Bolsonaro tem rer saprovação entre os entrevistados que se claram homossexuais: 94% l não acham que o mandatár faz um bom Governo, ante 61% rejeição entre os heterossexuais.
‘EL GAY VOX’: JOSé MARíA MAR, NDIDATO AL SENADO Y NUMERO DOS A LA COMUNIDAD MADRID POR LA FORMACIóN SANTIAGO ABASL
Apenas 7% dos homossexuais ouvidos são ntra o impeachment (número que salta para 42% entre os entrevistados héteros). Segudo ta tendência antibolsonarista entre os entrevistados homossexuais, o ex-printe Lula (PT) é o ndidato favoro 63% sta parcela da população no primeiro turno das eleiçõ 2022.
Ciro Gom (PSB) tem a preferência 7% dos homossexuais e 6% dos heterossexuais, e João Doria (PSDB) 6% e 3% stas populaçõ, rpectivamente. O ernador do R Gran do Sul, Eduardo Lee (PSDB) é o favoro 4% dos homossexuais ouvidos no levantamento do stuto Atlas, e 3% dos heterossexuais. Para Andrei Roman, CEO do Atlas, o pou engajamento da população LGBTQIA+ uma eventual mpanha Eduardo Lee ao Planalto po ter relação o fato que o tuno nun apou abertamente as as da diversida: “Isso di que a população gay tem um pé atrás relação a ele, porque ele não fez da fa direos ste segmento da socieda uma parte central sua trajetória políti”, avalia.
2 julho 2021Crédo, Getty ImagLegenda da foto, O premiê Luxemburgo, Xavier Bettel (direa), sou-se o arqueto belga Gthier Dtenay em 2015A cisão do ernador do R Gran do Sul, Eduardo Lee (PSDB), assumir ser homossexual ada é um fato pou um na políti brasileira — em pecial em se tratando um políti que é apontado o pré-ndidato à Pridência da Repúbli nas eleiçõ 2022.
JUAN PABLO DELGADO, EL PRIMER NDIDATO ABIERTAMENTE GAY MéXI QUE QUIERE SAR AL PAN GUANAJUATO
Ele se tornou o primeiro ernador na história do Brasil a assumir ser disse, em entrevista ao programa Conversa Bial, da TV Globo, na quta-feira (1/7): "Eu sou gay, sou gay e sou um ernador gay.
Nun criei um personagem" um universo zenas har polítis eleos em diversas feras, os sos polítis assumidamente homossexuais são raros no Brasil — o os ex-putados Jean Wyllis (PSOL-RJ) e Clodovil Hernans (PTC-SP e PR-SP, falecido em 2009), o senador Fabiano Contarato (Re-ES), o putado feral David Miranda (PSOL-RJ, que substuiu Wyllis quando te renuncu, em 2019) e o ex-prefeo Ls (SP), Edgar Souza (PSDB) país on é ilegal ser homossexualAssexualida: o orientação sexual 'visível' saiu do armárCrédo, GUSTAVO MANSUR / PALÁCIO PIRATINILegenda da foto, Eduardo Lee se tornou o primeiro ernador brasileiro a assumir sua homossexualidaNa Assembleia Legislativa São Plo, o putado tadual Douglas Garcia (PSL-SP), que tegra um movimento nservador, anuncu ser gay em 2019, pois dizer que tiraria a tapas uma transexual que asse o banheiro femo — após um discurso feo por Erika Malunguho (PSOL-SP), a primeira putada transexual elea no parlamento tadual São chef erno gaysNo rtante do mundo, alguns polítis gays alnçaram altos rgos. Bélgi, Islândia e Irlanda também tiveram chef erno homossexuais no passado (a Noega chegou a ter um chefe Estado tero gay). Todos são Matérias reendadas e ntue lendoMatérias reendadasFim do Matérias reendadasEm 2009, a Islândia eleg a ex-aeromoça e lír sdil Johanna Sigurdardottir o primeira-mistra — ela foi a primeira chefe Estado do mundo abertamente homossexual no mundo.
EpisódsFim do PodstO segundo políti assumidamente gay a virar chefe Estado no mundo foi o ex-premiê da Bélgi, El Di Rupo, que ernou o país entre 2011 e 2014. Di Rupo foi ocentado e as acaçõ foram nsiradas falsas pela Jtiç s livro memórias, o ex-premiê belga lembra que, durante o cândalo, foi perseguido por jornalistas na a e um l perguntou se ele era homossexual.
CHASE OLIVER, EL NDIDATO GAY Y PARTIDAR LAS ARMAS QUE LLEVA A GEIA A LA SEGUNDA VUELTA
Atualmente, o úni chefe Estado gay na União Europeia é o primeiro-mistro Luxemburgo, Xavier Bettel. Ele chegou ao rgo em 2013 e sou-se dois anos pois s parceiro, após a trodução uma nova lei permdo samentos gays.
Crédo, Getty ImagLegenda da foto, Premiê da Sérvia, Ana Brnabic, é crida por ativistas LGBT por não fazer o suficiente para fenr os direos dos homossexuais no país. A Sérvia, um país on a onda nservadora é forte, eleg Ana Brnabic em 2017 — a primeira mulher e primeira homossexual a ocupar o rgo. No ano segute, ativistas da unida LGBT criram Brnabic por não atuar em favor das ptas direos sociais e chegaram a fazer uma mpanha para que a premiê não participasse uma das paradas do Orgulho Gay do país.
BRAZILIAN NDIDATE OUT AS GAY RACE AGAST ‘PROUD’ HOMOPHOBE BOLSONARO
Uma pquisa sugere que 20% dos sais gays não nseguem alugar uma sa, vido à discrimaçã 2019, a parceira Ana Brnabic u à luz ao filho do sal — a primeira vez no mundo em que um chefe Estado gay tem um filho no rgo. Ele assumiu sua homossexualida em 2015, ant chegar ao rgo, quando a Irlanda legalizou o samento entre psoas do mmo sexo.
Estados UnidosNos EUA, o primeiro políti abertamente gay a ter proemência foi Harvey Milk, do partido Democrata, que se eleg vereador San Francis nos anos e batente na Guerra da Coreia, Milk tornou-se um íne entre ativistas por fenr direos psoas homossexuais. Ele foi assassado em 1978 ntro da prefeura San Francis por um adversár políti, que também matou o prefeo da cida no mmo dos polítis mais famosos a assumir sua homossexualida foi o mocrata Barney Frank, que atuou o putado entre 1981 e 2013.
¿ESTá LISTO EEUU PARA UN PRINTE GAY?
Ao longo dos anos, ele foi um dos parlamentar mais fluent do Congrso assumiu ser gay em uma entrevista em 1987. Por dédas, foi ativista direos homossexuais — o o fim da proibição gays nas Forças Armadas e a legalização do samento entre psoas do mmo sexo. Fiu famoso por dizer ser uma psoa "astumada moria": "Sou o úni parlamentar nhoto, gay e juu que existe" uma das polítis gays mais famosas do Congrso amerino é a mocrata Tammy Baldw, elea pelo Estado Wisns, que se tornou a primeira putada abertamente gay em 1999 e a primeira senadora em 2013.