A banira gay ou LGBT é o prcipal símbolo do ulho gay ternacnalmente. Aqui explimos o signifido suas r e sua história.
Contents:
SIGNIFIDO DAS R NA BANIRA DO ULHO GAY
Veja nossa lista todas as baniras da unida LGBT e ss signifidos. Conheça a banira gay, lésbi, queer, bi e muas outras. * cores bandeira gay *
A partir da Revolta Stonewall, em 1969, o movimento LGBTQIA+ passou a ganhar força e a se anizar: anos pois, surgiriam as primeiras marchas que unem a ristência ao ulho ser — lésbi, gay, bissexual, pansexual, transgênero, queer, tersexual, assexual, ntre várs tenham se fortalecido ao longo dos anos o um njunto, da letra da sigla reprenta um gpo psoas sgular que se refere a orientação sexual e/ou intida gênero. Exibida pela primeira vez na Parada Gay da Liberda São Francis, nos Estados Unidos, a banira origal tha oo r, das quais seis permanecem até hoje. Segundo o Manual Comunição LGBTI+ lançado pela Aliança Nacnal LGBTI+ e pela Re Gay Lato, o triângulo e o machado duas lâmas são parte dos símbolos tradicnalmente ados por mulher lésbis.
Essas, por sua vez, abaram por rporar a r à sua versõ baniras lésbis foram criadas sob alegação que o senho roxo o triângulo e o machado teria sido ializado por um homem gay e cis, o signer Sean Campbell, o que seria sejável para um movimento exclivo mulher. Segundo ele, “a chave para entenr o simbolismo da banira bi é saber que os pixels roxos são misturados imperceptivelmente tanto a r rosa quanto a r azul, assim o no ‘mundo real’, on psoas bi se misturam imperceptivelmente tanto nas unidas gay/lésbis quanto nas hétero” banira, portanto, o rosa preten retratar o sejo por psoas a mma intida gênero que a sua, enquanto o azul refere-se ao terse por quem se intifi um gênero diferente.
A BANIRA GAY: SIGNIFIDO, HISTóRIA E IMAGENS
O ar-íris é para os gays o que a lua é para as bxas, o que o sol era para os egípcs. Não me refiro a uma racterísti diva ou sagrada, mas a ser o gran símbolo uma cultura. A banira foi historimente valorizada nos povos gregos e também pelos nativos norte-amerinos. Ant, o… * cores bandeira gay *
A banira já é um íne toda a cultura lgbt e tá prente nos mais variados eventos, ftas e anizaçõ temáti lésbi, gay, bissexual e transgénera. Contendo seis r, ela reprenta todos os que fazem parte da unida LGBT, e não somente a unida Gay, o foi durante alguns anos. A banira foi criada em 1978 pelo artista Gilbert Baker e foi aprentada ao públi a banira LGBTQ+ durante o sfile do ulho gay nos EUA.
A banira Gay foi alterada e atualmente é reprentada pelas r azuis e ver mostradas acima. Essa sexualida foi criada prcipalmente para psoas não-bari, já que el não têm um gênero bár para se classifir o homossexuais. Os chamados ursos são uma subcultura da unida gay, formada prcipalmente por homens (cis ou trans) homossexuais ou bissexuais.
Foi criada em 1973 por faiar e amigos psoas LGBT+, que apoiavam a unida em sua luta por direos civis e ntra a homofobia. Em 1977, Harvey Milk safu Gilbert Baker, um veterano que se ensou a sturar, a criar um símbolo ulho para a unida gay.
COR ULHO GAY PNG
* cores bandeira gay *
Inspirada no “Over the Rabow” Judy Garland, tas r voaram na emoração do Dia da Liberda Gay São Francis, em 25 junho 1978. Observando que os homossexuais r muas vez não são totalmente cluídos na unida LGBT, a cida Filadélfia acrcentou duas r – preto e marrom – à banira do Orgulho em sua homenagem.
A cida havia enentado anterrmente acaçõ discrimação racial em ss bar gays, o que levou 11 lois queer da vida noturna a fazer treamento anti-racismo. Criada em 1999 pelo signer gráfi gay Sean Campbell, a banira não ganhou mua tração na unida lésbi.
Embora o The New York Tim tenha chamado 2018 “a ida do galo”, apenas os ursos – o os gays se referem rhosamente aos ras mais rnudos, mais hirsutistas – têm sua própria banira. A banira equivalente a “Eu apo psoas LGBT, mas não sou homo”, faz que todos se stam cluídos nas marchas do Orgulho, mmo que tejam celebrando as sexualidas outras psoas. Banira homens gays fea por Ian Blázquez, base na banira APCS/gayflagblog.