Entenda o nceo homofobia, a origem do termo e a dimensão do prenceo ntra lésbis, gays, bissexuais, transsexuais e travtis. A palavra homofobia signifi a repulsa ou o prenceo ntra a homossexualida e/ou o homossexual.
Contents:
ETIMOLOGIA “GAY”
* quando surgiu o termo gay *
Ao que tudo di, a palavra “gay” é origem gla e riva do verbete ancês “gai” que, por sua vez, parece ter vdo uma palavra alemã, ada que isso não seja provado.
O tersante é que, mmo tantos novos signifidos pejorativos, a palavra ada era ada também o signifido “alegre”, então vale isar que “gay” não reprentava apenas prostutas e homens “promíscuos”. Já entre 1920 e 1930 a palavra passou a ser utilizada forma ada mais distta e, quando alguém dizia que um homem era gay, não tava querendo dizer que ele fazia sexo muas mulher, mas sim que ele tha relaçõ sexuais outros homens.
Em 1955 a palavra já era utilizada apenas para se referir a homossexuais homens. A iia era jtamente ixar ar o termo “homossexual” tanta equência – muos homens gays achavam e ada acham que se é um jeo muo clíni e formal falar sobre um portamento absolutamente normal, que antece em todas as péci do reo animal, s que o mundo é mundo. O que você talvez não image é que a própria unida gay parece ter terferido nsa mudança signifidos, afal homossexuais já se referiam a si mmos o gays nos anos 1920.
Seja qual for o motivo, ser chamado por tranhos "viado" ou "bicha" (no so gays) e "sapatão" (no so lésbis) soa ofensivo. Porém, entre LGBTs, s termos são ados o gírias ou briras, sem nenhum tuo agredir ou nst * quando surgiu o termo gay *
Nsa épo, mulher homossexuais eram chamadas apenas “lésbis”, não “gays”, o é mais um hoje em dia. Antigamente, dizer que uma mulher era gay era o mmo que afirmar que ela era prostuta. O fato é que dos anos 1950 para cá a palavra “gay” vem sendo utilizada para fir prcipalmente homens homossexuais.
É nse ntexto que surgem os movimentos GLS e, posterrmente, LGBT, o uma forma anização para bater o prenceo e a homofobia, e pelo direo existir, viver, pensar e ser o que realmente é. LGBT é uma sigla utilizada para se referir às psoas que não se nsiram heterossexuais, reprentando diferent tipos orientação sexual, a saber: lésbis, gays, bissexuais, transexuais ou transgêneros. A sigla foi adotada em quase todo o mundo, tendo o objetivo a clão diferent intidas e orientaçõ, bem o a luta em fa dos direos dos homossexuais.
Por: Bno Ferreira O movimento em fa dos homossexuais surgiu na Europa no século passado, tendo o baniras a fa dos direos e o rpeo a homossexuais e o renhecimento perante leis dos direos civis. Durante a segunda guerra o Nazismo políti Hler matou mais 300 psoas que eram gays. No dia… * quando surgiu o termo gay *
O primeiro termo utilizado era a palavra homossexual, que em si rregava um prenceo. Nos anos 80, o termo utilizado passa a ser GLS (Gays, Lésbis e Simpatizant), porém, vido ao surgimento diferent ramifiçõ e intidas, muos sentiram a necsida adotar um termo que melhor se aquasse à diversida orientaçõ sexuais naquele momento.
O termo também po ser utilizado para mulher homossexuais, embora “lésbi” tenha sido mais utilizado;. Muas vez, o prenceo se torna vlência físi, o que faz que o Brasil seja um dos país que mais mata homossexuais. A recente cisão do Supremo Tribunal Feral (STF) em crimalizar a homofobia é um importante passo no sentido rzir o prenceo e a vlência ntra os LGBTs.
A palavra "gay", hoje em dia, é quase sempre ada para fir uma psoa, homem ou mulher, homossexual, muas vez tratado o um termo pejorativo. * quando surgiu o termo gay *
A palavra homofobia signifi a repulsa ou o prenceo ntra a homossexualida e/ou o homossexual. Pomos entenr a homofobia, assim o as outras formas prenceo, o uma atu lor a outra psoa, no so, o homossexual, na ndição ferrida, anormalida, baseada no domín da lógi heteronormativa, ou seja, da heterossexualida o padrão, norma.
Todavia, ve-se preenr a legimida da forma homossexual exprsão da sexualida humana. No rrer da história, úmeras nomaçõ foram adas para intifir a homossexualida, refletdo o ráter prenceuoso das sociedas que cunharam termados termos, o: pedo mortal, perversão sexual, aberração.