Para Gregory Rodrigu, 26 anos, pastor, gay e tor do livro “A Bíblia Fora do Armár”, sobre a relação entre cristianismo e homossexualida, é possível sim ser LGBT e cristão. Ele alerta,
Contents:
- SER GAY é PEDO? EFEMADOS E SODOMAS: QUEM SãO EL?
- SER GAY é PEDO?
- 15 VERSOS DA BíBLIA CONTRA HOMOSSEXUALIDA, GAY E LBIANISMO
- O QUE A BíBLIA DIZ SOBRE O SAMENTO GAY/HOMOSSEXUAL?
- SER LGBT E CRISTãO é POSSíVEL? PASTOR GAY DIZ QUE é, APAR DO PRENCEO
- GAYO
SER GAY é PEDO? EFEMADOS E SODOMAS: QUEM SãO EL?
Ser gay é pedo? Porque o homossexualismo é pedo para muos cristãos? Hoje, trago sas e outras rpostas para os que possuem dúvidas... * gay e a biblia *
ISSN: 2448-0959, Lk acso: É que o amor e o afeto penm sexo, r ou raça, sendo preciso que se enente o problema, ixando fazer vistas grossas a uma realida que bate á porta da hodiernida, e, mmo que a suação não se enquadre nos mols da relação tável padronizada, não se abdi atribuir à união homossexual os mmos efeos la. Este artigo tem o objetivo prcipal analisar a partir da Bíblia, trechos que, ‘supostamente’ jtifim atos tolerância cristãos ‘nservador’ em relação aos homossexuais que, muas vez maniftam-se através do ód, do sprezo e da perseguição.
O artigo será dividido dois momentos – primeiro: vtigar alguns tor que refletem sobre o tema enfatizando historimente os problemas enentados pelos homossexuais; segundo: analisar algumas passagens bíblis, ‘nnatórias’ da homossexualida.
[3] Acreda-se que isso antece porque o Cristianismo, em suas múltiplas fac – tólis, prottant, evangélis e neopentestais, só para car alguns exemplos, vêm na homossexualida, segundo os cristãos nservador uma transgrsão da lei diva ou um crime ntra a natureza, sendo classifido no Velho Ttamento o uma ‘abomação’ e um gran pedo diante Ds. Os movimentos lirados pelos homossexuais param-se muos obstáculos, prcipalmente no que tange a aceação, pois, segundo David Zimerman, “a plena aceação da homossexualida ada ntua sendo uma temáti bastante polêmi e ntradória.
SER GAY é PEDO?
Frente às notícias dos últimos dias, precisamos dizer: Ser gay não é doença! Quem alimenta o prenceo são as liranças. * gay e a biblia *
Um é o fato que na morna ‘classifição das doenças mentais’ (DSM-IV), a homossexualida não nsta o sendo uma doença propriamente da (o que não impe que termadas suaçõ homossexuais sejam bastante doent), mas sim, o uma livre opção lha dos parceiros, homossexual ou heterossexual, a que toda psoa tem direo. O segundo fator se ve a que a unida gay quase todo o mundo, mercê liranças dignas e rpeadas, soube se fazer renhecer, ocupar lugar rponsabilida no ntexto social, o nas mpanhas prevenção ntra a AIDS (ZIMERMAN, 2007, p. Segundo Harrison, “nsirando que, uma da vte psoas que nos roia é homossexual, por que será que sabemos tão pou a rpeo da homossexualida e dos homossexuais, e, que uma parte tão gran do que pensamos que sabemos é falsa”?
Essa tolerância muas vez enntra-se legimado através passagens isoladas da Bíblia, os quais são terpretados forma leral pelos diversos segmentos do Cristianismo ‘nservador’[5] mostrando assim claramente, segundo el, que Ds é ntra a homossexualida, pois, se foi um dos motivos que Ele stiu Sodoma e Gomorra, o scro no (Gn 19). Se sejarem viver em paz e sem riss para ss direos civis, os homossexuais muas vez sentem-se obrigados a uma pécie existência visível, mas, é em gran parte por a da visibilida que surgem e perduram as racterizaçõ nvencnais dos homossexuais.
Assim, nosso objetivo se artigo é analisar em primeiro lugar alguns tor que refletem sobre se tema enfatizando historimente os problemas enentados pelos homossexuais ao longo dos tempos, mas, prcipalmente, na socieda ntemporânea. Em segundo lugar, analisar crimente algumas passagens bíblis que, ardo as terpretaçõ dos crent e fiéis, Ds nna a homossexualida, e por isso, o Cristianismo mmo pregando o ‘amor acima tudo’, posicna-se ntrariamente a qualquer tipo relação homoafetiva, e, falmente aprentar-se-á a posição críti, que visará rroborar ou não, a te que o cristianismo que tem o imperativo o ‘amor a Ds e ao próximo’, vê na homossexualida, motivos exclão e tolerância.
15 VERSOS DA BíBLIA CONTRA HOMOSSEXUALIDA, GAY E LBIANISMO
Todo cristão ao redor do mundo que não tá faiarizado a Bíblia, mas tá preocupado a qutão da homossexualida e do gaysismo, provavelmente tá se perguntando o que exatamente a Bíblia diz sobre isso e * gay e a biblia *
[7] Nela, o tor faz uma análise históri tersante, alegando que atus religsas tolerant em relação à homossexualida, são apenas uma venção recente e que a atu prevalecente, mmo entre o Cristianismo primivo, era tolerância, segudo as atus romanas da épo.
Segudo a mma narrativa, observa-se que passados êns após a criação, os problemas que assolam a família atual tão relacnados timamente os papeis femos e masculos, ou seja, emancipação fema, uniõ homoafetivas, liberda sexual, etc. Ao vtigar sobre a origem etimológi da palavra homossexual, enntrou-se na obra Oiced Mom, Religiõ: tudo o que você precisa saber ant morrer, lançado em 2015, no pítulo cujo título é A homossexualida – a hipocrisia das religiõ, uma passagem que afirma que, a palavra homossexual foi criada em 1869, rndo duas raíz lguístis: homo (do grego, signifindo ‘igual’) e sex (do latim, signifindo ‘sexo’), assim, leralmente po-se ferir que o termo signifi “sexo entre iguais”. Mas, apar da antiguida dos atos homossexuais, em nenhuma parte da Bíblia enntra-se referência explica à palavra homossexual o tal, se não forem puras terpretaçõ, pois, o se viu sa exprsão surgiu recentemente, mais ncretamente no séc.
Primeiro: os homossexuais “são aquel divíduos que maneira mais ou menos crôni sentem persistente sejo e receptivida sexuais em relação à psoas do mmo sexo e que procuram a satisfação sse sejo prcipalmente psoas do mmo sexo” (RUBIN, 1965, p. 1); segundo: o homossexual é alguém “que na vida adulta, é motivada por uma atração eróti preferencial fida para psoas do mmo sexo e que habualmente (mas não necsariamente) mantém evint relaçõ homossexuais el” (MARMON, 1965, p.
O QUE A BíBLIA DIZ SOBRE O SAMENTO GAY/HOMOSSEXUAL?
O que a Bíblia diz sobre o samento gay/homossexual? Por que os cristãos são tão opostos à iia samento entre homossexuais? * gay e a biblia *
201); quarto e último, os homossexuais, são “os que sentem à vonta e se afirmam quando tem timida outras psoas do mmo sexo, enquanto, o sexo oposto, sentem-se as, rsentidos, amedrontados ou apenas diferent e menos a vonta quando a timida genal é possível ou orre” (KKTAFT, 1981, p. Apar do apelo sexual psoas do mmo sexo, os homossexuais são psoas que fazem parte da nossa re amigos, legas trabalho, faiar próximos ou distant, em fim, são nossos iguais, e o tal, vem ser tratados rpeo, pois, tudo eça o rpeo.
Retomando o que foi do por Mom, o vocábulo ganharia outros rivados: ‘homossexualismo’, nsirado um termo pejorativo, por isso, utilizado por psoas uma visão negativa da homossexualida, pois, o sufixo ismo remete à doença; a ‘homossexualida’, que po ser fida o ndição ou qualida do homossexual que foi troduzida, segundo Vidal (2002), a partir do séc. [9] Então, a partir ssa data, em te, sapareceram os empecilhos legais para a união homoafetiva duas psoas visando obter os mmos direos civis que os sais heterossexuais, garantdo assim, o prcíp da dignida humana e da igualda renhecida judicialmente entre psoas do mmo sexo. Ao analisar a relação entre os cristãos e os homossexuais, po-se prever que atos tolerância tão muo longe ter um fim, pelo menos no Brasil e que há ada um longo mho a perrrer, tendo em nta que durante séculos a socieda brasileira foi orientada pela religião assim o pelos stum, a tratar os homossexuais o diferent.
Ao mmo tempo, há quem jamais tenha ntato sexual ou genal explíco psoas do mmo sexo e é, ntudo, verdairamente homossexual, visto que sua atração eróti predomante volta-se para as psoas do mmo sexo e é só elas que nsegue enntrar a realização afetiva (GENOVESI, 2008, p. Então, torna-se necsár renhecer a diferença existente entre a orientação homossexual alguém e a ativida genal rultante da atração físi que se alguém sente por psoas do mmo sexo, uma vez que, nem toda a ativida homogenal reflete uma verdaira orientação homossexual.
SER LGBT E CRISTãO é POSSíVEL? PASTOR GAY DIZ QUE é, APAR DO PRENCEO
o ntato sexual entre homens possuía uma particularida: apar orrer equência, em hipóte alguma os envolvidos poriam notar alguma femilida, recar sua masculida, travtir-se ou portar-se o uma mulher, diferentemente alguns gpos homossexuais ntemporâneos, que se vtem racteristimente forma afemada, transformam s rpo o o hormôns femos e até mudam sexo por me tervençõ cirúrgis. a cultura chchee da Sibéria rolve a homossexualida o problema social do excso solteiros vido aos altos preços que viam pagar pelas posas […] Os Koniag enntram na homossexualida a solução para a necsida ter magos, por njugar píros e ser superr em benefíc do gpo.
Com a reprsão da homossexualida, os papeis dos homens são separados dos femos, vai-se da diversida dos rpos à diversida funçõ entre homens e mulher e se aclara a stuição do matrimón, o nexo entre o sexual e o procriativo, a limação das relaçõ entre homens (VIDAL, et al, p.
Se na Bíblia existem passagens que quando terpretados leralmente, nnam as prátis homossexuais, o mmo não se po dizer em relação a Cristo, pois, segundo várs térpret da Bíblia, ele nun falou nenhuma palavra ntra os homossexuais, o que certa forma po ntrariar o argumento ado pelos cristãos que a Bíblia nna a homossexualida. Por isso, no próximo em do nosso artigo, iremos refletir crimente sobre algumas passagens Bíblis no que tange as relaçõ entre os homossexuais e os cristãos, pois, t muas vez, fazem uma análise sprovida diretriz suficientemente elaboradas dos nceos e das passagens aprentadas na Bíblia, e, uma parte signifitiva chega a beirar a legimação suas terpretaçõ através do senso um que não requer tudos exegétis crítis e talhados. Mas, quando se trata dos homossexuais, é visível por parte dos cristãos que, se mandamento não é terpretado leralmente, assim o outras passagens bíblis tidas o nnatórias da homossexualida, o que por si só, monstra que nem sempre as terpretaçõ lerais são as mais aquadas.
GAYO
A religião judai-cristã sempre teve o entendimento que a homossexualida era ntrária à natureza humana, o exprso em (Rm, 1: 26, 27), “Por isso Ds os entregou às paixõ aviltant: […] os homens, ixando a relação natural a mulher, arram uns os outros, pratindo torpezas homens homens e recebendo em si mmos a paga da sua aberração”. Atualmente não tem sido diferente, pois, sa passagem tem sido ada pelos cristãos nservador o um dos prcipais argumentos ntra a homossexualida, pois, acredam e fenm que “não é natural”, pois, muos afirmam que ‘Ds cru Adão e Eva, não Adão e Ivo’.
A jtifitiva geralmente aprentada é que, o relacnamento ‘natural’ entre o homem e a mulher tá tabelecido na orm regular da natureza, porém, os pagãos (homossexuais) são culpados pela vlação sta mma natureza ao preferirem ntrariar a orm natural tabelecido por Ds, s a criação. Entretanto, explorando a Bíblia a fundo, observa-se que, não existe nenhum tipo nnação ou proibição da homossexualida a semelhança dos dias atuais, on a homofobia, nceo que entrou no vobulár atual a partir da déda 1970, tendo sido ado segundo (SILVA, et al, 2017), pela primeira vez, por K. A palavra ‘abomação’ que aparece nos dois versículos acima cados tem sido uma ‘arma’ porosa ada pelos cristãos, quando se trata nnar os atos homossexuais, pois, em todo so, para alguns cristãos, el são nsirados ‘impuros’, mas, segundo Daniel Helmiak, ‘abomável’ é apenas um sónimo ‘impuro’, pois, uma abomação é uma vlação das regras da pureza que erna a socieda.
Por muo tempo sa separação, prente entre os cristãos que se to-tulam o ‘puros’ e os homossexuais nsirados por el o ‘impuros’ teve claramente limado, pois, sob se tigma religso, os homossexuais sempre foram tratados tolerância, vlando assim, o prcíp da liberda e dignida humana. Atualmente sa distção entre ‘puros’ e ‘impuros’ é uma qutão problemáti o sempre foi, pois, a homossexualida tá prente em todas as stuiçõ sociais clive nas igrejas que, muas vez tem sido omissas relativamente a atos homossexuais e até crim pedofilia e tupro vulneráveis pratido pelos ss membros ao longo da história das igrejas. Por outro lado, é preciso entenr que, naquela épo, as psoas não tham a ncepção homossexualida o temos atualmente, pois, tratava-se uma socieda patriarl, em que o sexo, geralmente não tava vculado amor e muo menos afeto.