6 gays que marram a história | Super

o primeiro gay do mundo

Em 1970, ativistas LGBTQIA+ anizaram a primeira gran parada do ulho – ou marcha para libertação gay – na cida Nova York, um ano após a Revolta Stonewall.

Contents:

A HISTóRIA DO 1º SAL GAY ' PAPEL PASSADO' DO MUNDO, QUE FIU JUNTO ATé A MORTE

Por Marcel Vermo COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE Nem só por héteros foi cra a História. Ao longo dos séculos, muos heróis – e vilõ – que mudaram os mos da civilização foram gays. Alguns foram aceos por s tempo. Outros não tiveram a mma sorte. Isso sem falar naquel cuja orientação sexual nun fiu clara. […] * o primeiro gay do mundo *

Conforme cronologia preparada pela anização LGBT Danmark, a legalização da união civil homoafetiva foi rultado "dédas ância" e serviu para "spirar e motivar a adoção" leis siar em outros país pelo mundo.

Ativismo pneiro Axel e Eigil Axgil: os pais do morno movimento gay damarquês — Foto: Arquivo psoal Axel e Eigil Axgil Inspirado pela Declaração Universal dos Direos Humanos, adotada pela Organização das Naçõ Unidas em zembro 1948, Axel engajou-se para criar uma anização fa e revdição direos para gays, lésbis e bissexuais. Ao ntrár outros gpos que foram perseguidos durante a Guerra, homossexuais não foram cluídos na Declaração dos Direos Humanos 1948", ntextualiza históri fornecido pela LGBT Danmark, o nome atual da anização s 1985. Não à toa, foram os protagonistas da união civil homossexual número um, em 1 outubro 1989, em cerimônia apanhada por uma multidão ativistas e simpatizant que se aglomerou ao redor da prefeura Copenhague, on o ato foi firmado.

6 GAYS QUE MARRAM A HISTóRIA

* o primeiro gay do mundo *

"Poríamos dizer que el tavam muo à ente s tempo", avalia, em entár à BBC News Brasil, o sociólogo Barry Adam, tor do livro The Rise of a Gay and Lbian Movement (A Ascensão do Movimento Gay e Lésbi, em tradução livre) e profsor da Universida Wdsor, no Canadá. A lei Certidão samento Axel e Eigil Axgil — Foto: Arquivo psoal/Axel e Eigil Axgil Profsor Direo da Universida Yale, o jurista e cror William Eskridge nta o foi a aprovação da lei damarqua no livro Gay Marriage: for Better Or for Worse?

Os que fendiam a lei, por outro lado, argumentavam que havia chegado "o dia em que uma forma discrimação ntra gays e lésbis seria removido dos livros Direo". Tim Cook, que seria homossexual assumido e já foi apontado pela imprensa amerina o o gay mais poroso do mundo, é o printe da Apple e sucsor do míti Steve Jobs. Assado pela raha Margrethe 2ª, chancelava, " a mão e o selo reais", uma lei pneira aprovada pelos parlamentar damarqu: a partir então, o país ndavo passaria a ser o primeiro do mundo a renhecer oficialmente a união tável civil entre sais homoafetivos.

Inspirado pela Declaração Universal dos Direos Humanos, adotada pela Organização das Naçõ Unidas em zembro 1948, Axel engajou-se para criar uma anização fa e reivdição direos para gays, lésbis e bissexuais. "Poríamos dizer que el tavam muo à ente s tempo", avalia, em entár à BBC News Brasil, o sociólogo Barry Adam, tor do livro "The Rise of a Gay and Lbian Movement" (A Ascensão do Movimento Gay e Lésbi", em tradução livre) e profsor da Universida Wdsor, no Canadá.

A HISTóRIA DO 1º SAL GAY ' PAPEL PASSADO' DO MUNDO, QUE FIU JUNTO ATé A MORTE

Profsor Direo da Universida Yale, o jurista e cror William Eskridge nta o foi a aprovação da lei damarqua no livro "Gay Marriage: for Better Or for Worse? "Lembro que tha uns 11 ou 12 anos e já pensava nisso, mas não sabia o que realmente signifiva ser gay", diz ele, que hoje tem 35 anos, em entrevista à BBC News Mundo, serviço notícias em panhol da BBC. " Mas várias associaçõ, o a European Gay & Lbian Sport Feratn, reclamaram que as garantias segurança para psoas LGBTQ+ no Catar ntuam aquadas m ant do íc da Copa do Mundo.

Ele também pera que isso sirva para que outros tarianos gays e transexuais tenham histórias documentadas para mostrar o evidência se planejam br asilo em outros país on possam viver livremente. Nos tempos Alexandre, César e até a Ida Média, não existia nome para a homossexualida - porque nguém achava nada maisA união civil entre psoas do mmo sexo po parecer isa gente morna.

‘PENSEI QUE ME MATARIAM’: A HISTóRIA DO 1º GAY A SAIR DO ARMáR NO CATAR

Sua história retoma um tempo em que não havia necsida distguir o relacnamento entre psoas do mmo sexo para os povos antigos, o nceo homossexualida simplmente não tribos das ilhas Nova Gué, Fiji e Salomão, no oceano Pacífi, cer 10 anos atrás já exercavam algumas formas homossexualida rual. Homossexualida na antiguidaUm dos mais antigos e important njuntos leis do mundo, elaborado pelo imperador Hammurabi na antiga Mopotâmia em cer 1750 a. O filósofo grego Sócrat (469-399), apto do amor homossexual, pregava que o amor entre iguais era a melhor forma spiração e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para a ção dos jovens ateniens, perava-se que os adolcent aceassem a amiza e os laços amor homens mais velhos, para absorver suas virtus e ss nhecimentos filosofia.

E, o mais importante, sem censura alguma, firam notórs os sos homossexuais monars o o glês Rirdo Coração Leão (1157-1199) curto tervalo entre 1347 e 1351, a pte negra assolou a Europa e matou 25 hõ psoas. Sua fição para o termo: "Além do impulso sexual normal dos homens e das mulher, a natureza, do s modo soberano, dotou à nascença certos divíduos masculos e femos do impulso homossexual.

Esse impulso cria antemão uma aversão direta ao sexo oposto" Maria Benkert / Crédo: Wikimedia monsEm 1897, o glês Havelock Ellis publiu o primeiro livro médi sobre homossexualida em glês, Sexual Inversn (Inversão sexual). A opião científi, médi e psiquiátri vigente era que a homossexualida era uma doença rultante anormalida genéti associada a problemas mentais na família. Embora tenha rscado o prenceo, já que a doença foi associada aos gays a prcíp, também fez que muos l visem à tona, sem medo mostrar a ra, para reivdir ss direos.

QUANDO NGUéM ERA GAY: UMA HISTóRIA DA HOMOSSEXUALIDA

"Em toda a história e em todo o mundo a homossexualida tem sido um ponente da vida humana", crev William Naphy, diretor do lég Teologia, História e Filosofia da Universida Aberen, Reo Unido, em Born to Be Gay: A História da Homossexualida. Norberto Pares @norbertparesBBC News Mundo23 junho 2022Crédo, Nas MohamedLegenda da foto, Nas Mohamed, o primeiro tariano a sair publimente do armárNas Mohamed teve que manter a homossexualida em segredo por muos anos para sobreviver no Catar, país on nasc, apar "saber disso s pequeno". "O passado liberal pou nhecido do Oriente Méd sobre a homossexualida'Fui obrigada a rezar para tirar o môn': o duro relato transexual submetida à 'cura gay'Inicialmente, ele cidiu ignorar e reprimir quaisquer pensamentos relacnados a sexo e sua orientação sexual.

Comecei então a ler e aprenr mais sobre mim e o que signifiva ser homossexual", diz pois voltar ao Catar, ele teve reprimir pletamente o sejo sexual que havia spertado nele. Legenda da foto, Nas Mohamed teve que ocultar sua homossexualida para sobreviver no CatarEle nta que, felizmente, o relacnamento os pais termou naquele primeiro telefonema. "Mas várias associaçõ, o a European Gay & Lbian Sport Feratn, reclamaram que as garantias segurança para psoas LGBTQ+ no Catar ntuam aquadas m ant do íc da Copa do gay no CatarNas afirma que não saiu do armár para ntar sua própria história, mas para tornar nhecida a todos os membros da unida LGBT+ no Catar.

'PENSEI QUE ME MATARIAM': A HISTóRIA DO 1º GAY DO CATAR A SAIR DO ARMáR

"Ser gay é ilegal no ardo o artigo 296 do s código penal, as penas para relaçõ sexuais entre psoas do mmo sexo variam 3 a 5 anos prisão a até pena morte — embora não haja provas que penas morte tenham sido aplidas para relaçõ sexuais nsensuais realizadas forma privada entre adultos do mmo sexo.

E faz um apelo aos trangeiros que visarão o Catar durante a Copa do Mundo para que não se ndam, pois siste que a visibilida é também pera que isso sirva para que outros tarianos gays e transexuais tenham histórias documentadas para mostrar o evidência se planejam br asilo em outros país on possam viver livremente. Ant da revolta, na déda 1960, já existia uma nferência chamada ERCHO (Eastern Regnal Conference of Homophile Organizatns), o objetivo rnir anizaçõ a favor dos direos da população homossexual (na épo era ado o termo “homofilia”, que já tá datado).

Em 4 julho 1965, dia da Inpendência dos Estados Unidos, zenas membros ssas anizaçõ se juntaram em ente ao Salão da Inpendência, na Filadélfia, rtaz lembrando às psoas que a população gay não tha ss direos civis garantidos.

ARQUEóLOGOS SENTERRAM PRIMEIRO HOMEM DAS VERNAS GAY

A Revolta Stonewall e a Christopher Street Gay Liberatn Day, promovida pela anização e movimentação políti ativistas LGBTQIA+, foram chav para o futuro do movimento morno em favor da igualda dos direos civis. Em 1970, ativistas LGBTQIA+ anizaram a primeira gran parada do ulho – ou marcha para libertação gay – na cida Nova York, um ano após a Revolta Stonewall. Crédo, RtersLegenda da foto, Baker posa o então prefeo Nova York, Michael Bloomberg, durante parada do ulho gayA banira origal tha as segut r, da uma reprentando um aspecto diferente da humanida:Rosa - sexualidaVermelho - vidaLaranja - curaAmarelo - luz do solVer - naturezaTurqua - mági/arteAnil - harmonia/serenidaVleta - píro humano Naquela osião, 30 voluntárs ajudaram Baker a ptar a mão as duas primeiras baniras ar-íris.

Foi durante se período que ele se tornou amigo Harvey Milk, o primeiro parlamentar abertamente homossexual da história dos Estados cru a banira ar-íris em 1978, mas se recou a registrá-la o sua 1994, ele se mudou para Nova York, on viv até sua morte. Naquele ano, ele cru a mar banira do mundo em emoração ao 25º aniversár da Rebelião Stonewall - o fiu nhecidas as maniftaçõ da unida LGBT ntra a vasão da polícia Nova York ao bar Stonewall Inn, em prottos anteciparam o movimento morno libertação gay e a luta dos direos LGBT nos Estados Unidos. A sperada b transexuais na Venezuela por hormôns: 'Se volto a ter aparência mulher, não sa sa'Trans em banheiros, doação sangue por gays e bullyg: as qutõ LGBTs que pom ser julgadas no STFA suação da homossexualida é muo diferente entre os país, s os que protegem mais - que cluem em suas nstuiçõ a proibição discrimar por orientação sexual - aos que tabelecem pena morte ntra quem mantém relaçõ sexuais psoas do mmo sexo.

O SéCULO DO SAMENTO GAY: ON ORRERAM AS PRIMEIRAS CERIMôNIAS, Há EXATOS 20 ANOS

A anização ILGA - Associação Internacnal Gays, Lésbis, Bissexuais, Trans e Intersexuais, se na Suíça - publiu recentemente um mapa em que mostra qual é a suação legal ssa qutã Matérias reendadas e ntue lendoMatérias reendadasFim do Matérias reendadasEsse é o mapa, algumas nclõ dos dados que tão nove país do mundo, cludo três lato-amerinos, existe uma proteção nstucnal ntra a discrimação por orientação sexual, seja forma explíca ou por cisão da Jtiça. Legislação vers realidaAlgo importante é que o mapa "não leva em nta a implementação efetiva" ssas medidas, expli Lus Ramón Mendos, tor prcipal do tudo em que se baseia o mapa, "Homofobia Estado", publido em março sse ano. A proteção base na orientação sexual protege primordialmente as psoas gays, lésbis e o mapa di as possibilidas br a proteção do Estado no so vlência e discrimação, assim o quais são os avanços legais que orreram nos últimos anos.

Crédo, Getty ImagLegenda da foto, Em 70 país, as relaçõ sexuais entre psoas adultas do mmo sexo são ilegaisO relatór da ILGA também clui dados sobre a suação dos crim ód nos disttos códigos 42 país tão tipifidos os crim ód homofóbis ou se nsira as motivaçõ ód homofóbi o um agravante. Esse evento orrido no bar Stonewall Inn em Nova York, nos EUA, em 28 junho 1969, é nsirado o mar do movimento liberação gay e o momento em que o ativismo pelos direos LGBT ganha o bate públi e as as. É por a da revolta Stonewall que o ulho LGBT (Lésbi, Gay, Bissexual, Transexual, Travti) é celebrado em junho - o Dia do Orgulho é na mma data em que antec o levante em Nova York, no 28.

*BEAR-MAGAZINE.COM* O PRIMEIRO GAY DO MUNDO

O século do samento gay: on orreram as primeiras cerimônias, há exatos 20 anos | Mundo | G1.

TOP