Em 1970, ativistas LGBTQIA+ anizaram a primeira gran parada do ulho – ou marcha para libertação gay – na cida Nova York, um ano após a Revolta Stonewall.
Contents:
- A HISTóRIA DO 1º SAL GAY ' PAPEL PASSADO' DO MUNDO, QUE FIU JUNTO ATé A MORTE
- 6 GAYS QUE MARRAM A HISTóRIA
- A HISTóRIA DO 1º SAL GAY ' PAPEL PASSADO' DO MUNDO, QUE FIU JUNTO ATé A MORTE
- ‘PENSEI QUE ME MATARIAM’: A HISTóRIA DO 1º GAY A SAIR DO ARMáR NO CATAR
- QUANDO NGUéM ERA GAY: UMA HISTóRIA DA HOMOSSEXUALIDA
- 'PENSEI QUE ME MATARIAM': A HISTóRIA DO 1º GAY DO CATAR A SAIR DO ARMáR
- ARQUEóLOGOS SENTERRAM PRIMEIRO HOMEM DAS VERNAS GAY
- O SéCULO DO SAMENTO GAY: ON ORRERAM AS PRIMEIRAS CERIMôNIAS, Há EXATOS 20 ANOS
A HISTóRIA DO 1º SAL GAY ' PAPEL PASSADO' DO MUNDO, QUE FIU JUNTO ATé A MORTE
Por Marcel Vermo COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE Nem só por héteros foi cra a História. Ao longo dos séculos, muos heróis – e vilõ – que mudaram os mos da civilização foram gays. Alguns foram aceos por s tempo. Outros não tiveram a mma sorte. Isso sem falar naquel cuja orientação sexual nun fiu clara. […] * o primeiro gay do mundo *
Conforme cronologia preparada pela anização LGBT Danmark, a legalização da união civil homoafetiva foi rultado "dédas ância" e serviu para "spirar e motivar a adoção" leis siar em outros país pelo mundo.
Ativismo pneiro Axel e Eigil Axgil: os pais do morno movimento gay damarquês — Foto: Arquivo psoal Axel e Eigil Axgil Inspirado pela Declaração Universal dos Direos Humanos, adotada pela Organização das Naçõ Unidas em zembro 1948, Axel engajou-se para criar uma anização fa e revdição direos para gays, lésbis e bissexuais.
Ao ntrár outros gpos que foram perseguidos durante a Guerra, homossexuais não foram cluídos na Declaração dos Direos Humanos 1948", ntextualiza históri fornecido pela LGBT Danmark, o nome atual da anização s 1985. Não à toa, foram os protagonistas da união civil homossexual número um, em 1 outubro 1989, em cerimônia apanhada por uma multidão ativistas e simpatizant que se aglomerou ao redor da prefeura Copenhague, on o ato foi firmado. "Poríamos dizer que el tavam muo à ente s tempo", avalia, em entár à BBC News Brasil, o sociólogo Barry Adam, tor do livro The Rise of a Gay and Lbian Movement (A Ascensão do Movimento Gay e Lésbi, em tradução livre) e profsor da Universida Wdsor, no Canadá.
6 GAYS QUE MARRAM A HISTóRIA
* o primeiro gay do mundo *
A lei Certidão samento Axel e Eigil Axgil — Foto: Arquivo psoal/Axel e Eigil Axgil Profsor Direo da Universida Yale, o jurista e cror William Eskridge nta o foi a aprovação da lei damarqua no livro Gay Marriage: for Better Or for Worse? Os que fendiam a lei, por outro lado, argumentavam que havia chegado "o dia em que uma forma discrimação ntra gays e lésbis seria removido dos livros Direo".
Tim Cook, que seria homossexual assumido e já foi apontado pela imprensa amerina o o gay mais poroso do mundo, é o printe da Apple e sucsor do míti Steve Jobs. Assado pela raha Margrethe 2ª, chancelava, " a mão e o selo reais", uma lei pneira aprovada pelos parlamentar damarqu: a partir então, o país ndavo passaria a ser o primeiro do mundo a renhecer oficialmente a união tável civil entre sais homoafetivos. Inspirado pela Declaração Universal dos Direos Humanos, adotada pela Organização das Naçõ Unidas em zembro 1948, Axel engajou-se para criar uma anização fa e reivdição direos para gays, lésbis e bissexuais.
A HISTóRIA DO 1º SAL GAY ' PAPEL PASSADO' DO MUNDO, QUE FIU JUNTO ATé A MORTE
"Poríamos dizer que el tavam muo à ente s tempo", avalia, em entár à BBC News Brasil, o sociólogo Barry Adam, tor do livro "The Rise of a Gay and Lbian Movement" (A Ascensão do Movimento Gay e Lésbi", em tradução livre) e profsor da Universida Wdsor, no Canadá. Profsor Direo da Universida Yale, o jurista e cror William Eskridge nta o foi a aprovação da lei damarqua no livro "Gay Marriage: for Better Or for Worse?
‘PENSEI QUE ME MATARIAM’: A HISTóRIA DO 1º GAY A SAIR DO ARMáR NO CATAR
"Lembro que tha uns 11 ou 12 anos e já pensava nisso, mas não sabia o que realmente signifiva ser gay", diz ele, que hoje tem 35 anos, em entrevista à BBC News Mundo, serviço notícias em panhol da BBC.
" Mas várias associaçõ, o a European Gay & Lbian Sport Feratn, reclamaram que as garantias segurança para psoas LGBTQ+ no Catar ntuam aquadas m ant do íc da Copa do Mundo.
QUANDO NGUéM ERA GAY: UMA HISTóRIA DA HOMOSSEXUALIDA
Ele também pera que isso sirva para que outros tarianos gays e transexuais tenham histórias documentadas para mostrar o evidência se planejam br asilo em outros país on possam viver livremente.
Nos tempos Alexandre, César e até a Ida Média, não existia nome para a homossexualida - porque nguém achava nada maisA união civil entre psoas do mmo sexo po parecer isa gente morna. Sua história retoma um tempo em que não havia necsida distguir o relacnamento entre psoas do mmo sexo para os povos antigos, o nceo homossexualida simplmente não tribos das ilhas Nova Gué, Fiji e Salomão, no oceano Pacífi, cer 10 anos atrás já exercavam algumas formas homossexualida rual.
Homossexualida na antiguidaUm dos mais antigos e important njuntos leis do mundo, elaborado pelo imperador Hammurabi na antiga Mopotâmia em cer 1750 a. O filósofo grego Sócrat (469-399), apto do amor homossexual, pregava que o amor entre iguais era a melhor forma spiração e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para a ção dos jovens ateniens, perava-se que os adolcent aceassem a amiza e os laços amor homens mais velhos, para absorver suas virtus e ss nhecimentos filosofia.
'PENSEI QUE ME MATARIAM': A HISTóRIA DO 1º GAY DO CATAR A SAIR DO ARMáR
E, o mais importante, sem censura alguma, firam notórs os sos homossexuais monars o o glês Rirdo Coração Leão (1157-1199) curto tervalo entre 1347 e 1351, a pte negra assolou a Europa e matou 25 hõ psoas. Sua fição para o termo: "Além do impulso sexual normal dos homens e das mulher, a natureza, do s modo soberano, dotou à nascença certos divíduos masculos e femos do impulso homossexual.
Esse impulso cria antemão uma aversão direta ao sexo oposto" Maria Benkert / Crédo: Wikimedia monsEm 1897, o glês Havelock Ellis publiu o primeiro livro médi sobre homossexualida em glês, Sexual Inversn (Inversão sexual). A opião científi, médi e psiquiátri vigente era que a homossexualida era uma doença rultante anormalida genéti associada a problemas mentais na família.
ARQUEóLOGOS SENTERRAM PRIMEIRO HOMEM DAS VERNAS GAY
Embora tenha rscado o prenceo, já que a doença foi associada aos gays a prcíp, também fez que muos l visem à tona, sem medo mostrar a ra, para reivdir ss direos. "Em toda a história e em todo o mundo a homossexualida tem sido um ponente da vida humana", crev William Naphy, diretor do lég Teologia, História e Filosofia da Universida Aberen, Reo Unido, em Born to Be Gay: A História da Homossexualida. Norberto Pares @norbertparesBBC News Mundo23 junho 2022Crédo, Nas MohamedLegenda da foto, Nas Mohamed, o primeiro tariano a sair publimente do armárNas Mohamed teve que manter a homossexualida em segredo por muos anos para sobreviver no Catar, país on nasc, apar "saber disso s pequeno".
"O passado liberal pou nhecido do Oriente Méd sobre a homossexualida'Fui obrigada a rezar para tirar o môn': o duro relato transexual submetida à 'cura gay'Inicialmente, ele cidiu ignorar e reprimir quaisquer pensamentos relacnados a sexo e sua orientação sexual. Comecei então a ler e aprenr mais sobre mim e o que signifiva ser homossexual", diz pois voltar ao Catar, ele teve reprimir pletamente o sejo sexual que havia spertado nele.
Legenda da foto, Nas Mohamed teve que ocultar sua homossexualida para sobreviver no CatarEle nta que, felizmente, o relacnamento os pais termou naquele primeiro telefonema.
O SéCULO DO SAMENTO GAY: ON ORRERAM AS PRIMEIRAS CERIMôNIAS, Há EXATOS 20 ANOS
"Mas várias associaçõ, o a European Gay & Lbian Sport Feratn, reclamaram que as garantias segurança para psoas LGBTQ+ no Catar ntuam aquadas m ant do íc da Copa do gay no CatarNas afirma que não saiu do armár para ntar sua própria história, mas para tornar nhecida a todos os membros da unida LGBT+ no Catar. "Ser gay é ilegal no ardo o artigo 296 do s código penal, as penas para relaçõ sexuais entre psoas do mmo sexo variam 3 a 5 anos prisão a até pena morte — embora não haja provas que penas morte tenham sido aplidas para relaçõ sexuais nsensuais realizadas forma privada entre adultos do mmo sexo.