The gay rights movement the Uned Stat began the 1920s and saw huge progrs the 2000s, wh laws prohibg homosexual activy stck down and a Supreme Court lg legalizg same-sex marriage.
Contents:
GAY RIGHTS
Rebelião orrida em Nova York em protto ntra a vlência policial ntra gays fundou um novo tipo movimento LGBT. * parada lgbt história *
'"Pabllo Vtar: 'Brasil já era paraíso gay muo ant nascer'Discrimação nos príds: Com pratos mardos e rejeados por facçõ, pros LGBT soem rota segregaçãoClique para assar o nal da BBC News Brasil no YouTubeE prosseguiu: "Nossos irmãos e irmãs ant nós não eram livr para celebrar o tamos fazendo hoje à noe, e nun vemos quecer isso.
Pule Matérias reendadas e ntue lendoMatérias reendadasFim do Matérias reendadasEsse evento orrido no bar Stonewall Inn em Nova York, nos EUA, em 28 junho 1969, é nsirado o mar do movimento liberação gay e o momento em que o ativismo pelos direos LGBT ganha o bate públi e as as. Era a terceira vez em um paço curto tempo que policiais faziam sa ação em bar gays daquela á policiais entraram no lol e, sob a alegação que a venda bebida alóli era proibida ali, prenram funcnárs e eçaram a agredir e a levar sob ctódia alguns equentador travtis e ou drag queens que não tavam ando ao menos três peças roupa "aquadas" a s gênero, o mandava a psoas foram tidas.
Em 1970, ativistas LGBTQIA+ anizaram a primeira gran parada do ulho – ou marcha para libertação gay – na cida Nova York, um ano após a Revolta Stonewall. * parada lgbt história *
A partir ste momento, parte da unida gay Nova York, que até então se ndia, foi às as prottar nos arredor do Stonewall Inn durante seis manhã, quando o último policial ixou o Stonewall Inn, a gerência do bar lou um aviso que o lol voltaria a funcnar normalmente, e assim o fez. "Mãos dadas, beijos e pos acentuavam da um dos aplsos uma libertação homossexual que havia aparecido apenas fugazmente na a ant", crev 2015, a Prefeura Nova York tornou o bar monumento históri da cida. Crédo, RtersLegenda da foto, Coral homens gay São Francis se aprenta em ente ao Stonewall Inn em Nova YorkImportância para o movimento LGBT A revolta ou rebelião Stonewall foi um momento cisivo para o movimento liberação gay.
Em 19 agosto 1983, um protto que orreria em um bar equentado por mulher gay em São Plo, o Ferros's Bar, ganharia o nome "O pequeno Stonewall Inn" véspera, o dono do bar no centro São Plo (anos pois o lol abrigaria outro famoso ponto da noe plistana, o Xgu), que era referência para a unida lésbi, havia chamado a polícia e impedido algumas mulher venr no lol uma publição chamada "ChanaChana", porque ta "atentava ntra os bons stum" dia segute, várias equentadoras e ativistas vadiram o Ferro's para ler ali um manifto em fa dos direos das lé 2003, a data ste protto, 19 agosto, se tornaria o Dia do Orgulho Lésbi no Brasil. Ant da revolta, na déda 1960, já existia uma nferência chamada ERCHO (Eastern Regnal Conference of Homophile Organizatns), o objetivo rnir anizaçõ a favor dos direos da população homossexual (na épo era ado o termo “homofilia”, que já tá datado). Em 4 julho 1965, dia da Inpendência dos Estados Unidos, zenas membros ssas anizaçõ se juntaram em ente ao Salão da Inpendência, na Filadélfia, rtaz lembrando às psoas que a população gay não tha ss direos civis garantidos.
Sempre mua r, músi, exprsão e beleza, mas, sobretudo, uma pegada políti muo forte, a parada gay teve íc oficialmente em 1997. * parada lgbt história *
A Revolta Stonewall e a Christopher Street Gay Liberatn Day, promovida pela anização e movimentação políti ativistas LGBTQIA+, foram chav para o futuro do movimento morno em favor da igualda dos direos civis. Segundo Renato Verbo, vice-printe da Associação do Orgulho LGBT São Plo, a primeira edição do evento foi um forço letivo várs gpos sociais, que lutavam pelos direos e pelo renhecimento da unida LGBT, renhecida na épo o GLT (Gays, Lésbis e Travtis).
O reflexo ste retrocso pô ser sentido nas “querdas” todo o mundo: partidos alhados à URSS, os PCs, nsiravam a homossexualida o um sv pequeno burguês, enquanto anizaçõ leuras crítis tham mais simpatia à a. A história eça nas primeiras horas da manhã, quando gays, lésbis, travtis e drag queens enentam policiais e iciam uma rebelião que lançaria as bas para o movimento pelos direos LGBT nos Estados Unidos e no mundo. O episód, nhecido o Stonewall Rt (Rebelião Stonewall), teve duração seis dias e foi uma rposta às açõ arbrárias da polícia, que roteiramente promovia batidas e revistas huhant em bar gays Nova Iorque.
Apar disso, em muos país, gays, lésbis, bissexuais, travtis e transexuais foram e ada são nstantemente vlentados, pros, torturados e mortos, sem proteção das leis, que pom ser omissas, nter brechas ou até mmo rpaldar a vlência ntra sa unida.
Sempre mua r, músi, exprsão e beleza, mas, sobretudo, uma pegada políti muo forte, a parada gay * parada lgbt história *
No Livro “Stonewall: the rts that sparked the gay revolutn”, o historiador David Carter afirma que há um amplo nsenso que foi sa rebelião que maru o íc do Gay Rights Movement (em tradução livre, movimento pelos direos gays). Em s trabalho, Carter afirma que “s exemplar um novo tipo anização gay, spirados pelo píro ante dos mots que os forjaram, logo spiraram har gays e lésbis através todo o país — e em última stância todo o mundo — a juntarem-se ao movimento pelos direos civis e humanos para os LGBTs”. Dentro do movimento femista, havia uma tensão equente entre mulher heterossexuais, que nsiravam as ptas lésbis secundárias ou “perigosas” para o movimento e também entre mulher homossexuais que sejavam sentir-se verdairamente ntempladas pelo movimento.