El ic l movimiento gay en Estados Unidos

movimento gay anos 60

Revolta orrida em Nova York em protto ntra a vlência policial ntra gays fundou um novo tipo movimento LGBTQIA+.

Contents:

O “GAY POWER” E A VIMIZAçãO DO “MACHO”

Revolta orrida em Nova York em protto ntra a vlência policial ntra gays fundou um novo tipo movimento LGBT. * movimento gay anos 60 *

Esse evento orrido no bar Stonewall Inn em Nova York, nos EUA, em 28 junho 1969, é nsirado o mar do movimento liberação gay e o momento em que o ativismo pelos direos LGBT ganha o bate públi e as as. É por a da revolta Stonewall que o ulho LGBT (Lésbis, Gay, Bissexual, Transexual, Travti) é celebrado em junho - o Dia do Orgulho é na mma data em que antec o levante em Nova York, no 28. O bar Stonewall Inn Na Nova York daquele ano 1969, o bar Stonewall Inn, no East Village, era ponto enntro dos margalizados da socieda - em sua maria, gays.

Em 19 agosto 1983, um protto que orreria em um bar equentado por mulher gay em São Plo, o Ferros's Bar, ganharia o nome "O pequeno Stonewall Inn" brasileiro. A história eça nas primeiras horas da manhã, quando gays, lésbis, travtis e drag queens enentam policiais e iciam uma rebelião que lançaria as bas para o movimento pelos direos LGBT nos Estados Unidos e no mundo. O episód, nhecido o Stonewall Rt (Rebelião Stonewall), teve duração seis dias e foi uma rposta às açõ arbrárias da polícia, que roteiramente promovia batidas e revistas huhant em bar gays Nova Iorque.

Apar disso, em muos país, gays, lésbis, bissexuais, travtis e transexuais foram e ada são nstantemente vlentados, pros, torturados e mortos, sem proteção das leis, que pom ser omissas, nter brechas ou até mmo rpaldar a vlência ntra sa unida. No Ocinte, as primeiras leis anti-homossexuais, ambas redigidas sob fluência da Inquisição, foram publidas em 1533: o Buggery Act (Inglaterra) e o Código Penal Portugal.

LA NOCHE TEMáTI. "LA REVOLUCIóN GAY"

* movimento gay anos 60 *

Dois símbolos do movimento surgem aí: o triângulo rosa vertido, utilizado para intifir homens gays, e o triângulo preto vertido, stado às “mulher anti-sociais”, gpo que cluía as lésbis. Teorias médis e psilógis tratavam a homossexualida o uma doença mental que podia ser curada através métodos tortura, o a stração, a terapia choque, a lobotomia e os tupros rretivos. É importante isar que sas vlências não pertencem ao passado distante: até os anos 60, a homossexualida ada era ilegal em todos os tados dos EUA, exceção Illois.

EL IC L MOVIMIENTO GAY EN ESTADOS UNIDOS

La celebración l Día l Orgullo Gay recuerda los hechos ocurridos el 28 jun 1969 en Stonewall Inn, uno los sos lol ... * movimento gay anos 60 *

No Livro “Stonewall: the rts that sparked the gay revolutn”, o historiador David Carter afirma que há um amplo nsenso que foi sa rebelião que maru o íc do Gay Rights Movement (em tradução livre, movimento pelos direos gays). Uma das nsequências Stonewall foi a criação dois gpos que sempenharam um papel importante na história do movimento LGBT: o Gay Liberatn Front (GLF) e o Gay Activists Alliance (GAA). Em s trabalho, Carter afirma que “s exemplar um novo tipo anização gay, spirados pelo píro ante dos mots que os forjaram, logo spiraram har gays e lésbis através todo o país — e em última stância todo o mundo — a juntarem-se ao movimento pelos direos civis e humanos para os LGBTs”.

Dentro do movimento femista, havia uma tensão equente entre mulher heterossexuais, que nsiravam as ptas lésbis secundárias ou “perigosas” para o movimento e também entre mulher homossexuais que sejavam sentir-se verdairamente ntempladas pelo movimento.

Font: Livro Stonewall: The rts that sparked the gay revolutn; Livro Cross Purpos: Lbians, Femists and the lims of Alliance; G1; Gay Liberatn Front; Carta Capal; Zero Hora; Legislação LGBT; Nexo Jornal; The Atlantic; Artigo científi sobre AIDS; O Movimento Travtis e Transexuais: nstdo o passado e tecendo prent; Em direção a um futuro trans: ntribuição para a história do movimento travtis e transexuais do Brasil; History of Lbian, Gay & Bisexual Social Movements. Eventos o a Revolta Stonewall 1969, que viu os ativistas LGBTQ se erguerem ntra a discrimação na cida Nova York, ajudaram a galvanizar se movimento, rndo uma geração jovens homossexuais sob uma banira ulho. Então, em 69, ela passou a fazer parte sta anização chamada "Gay Liberatn Front" e eçou a documentar as atividas dos gays, lésbis e transexuais na cida Nova York e em todo o paí a fotografia se tornou uma ferramenta para o ativismo LGBTQ?

GGB E MOVIMENTO GAY

A rebelião antec no fal junho 1969, quando o bar foi vadido uma noe o parte da reprsão ntra tabelecimentos sem licenças para terem bebidas — além do fato que o bar tava servdo gays e transgêneros, que eram nsirados client crimosos, na épo. Durante o ataque, muos dos client eçaram a revidar, mas o que mais se ignora é que muos dos que tavam revidando eram as psoas que tavam nas as na épo: jovens homossexuais privados direos, que viviam nas as da cida Nova York e do Village, muos dos quais tham sido expulsos pelas suas famílias, e que tham dificulda em enntrar emprego porque eram um gênero não aceo, e te tornou-se realmente o núcleo das psoas que revidaram aos ataqu da polícia naquela noe. Que a nossa socieda não mudou naturalmente, ela mudou porque as psoas se tornaram polimente que se é o problema em o a história Stonewall é ntada — ta iia que houve uma rebelião em um bar, e pois, forma mági, houve os direos dos gays.

Em junho, celebra-se o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e, nte domgo (3), o g1 icia uma série reportagens temas relacnados ao movimento, que teve íc no fim dos anos 60, nos Estados Unidos, após uma abordagem policial a um bar equentado por margalizados da socieda - em sua maria, gays. Tais qutõ, entretanto, não se radilizaram até surgir, no discurso da revista, o movimento gay, ou Gay Power – ao que a revista se referia o o “por alegre”.

*BEAR-MAGAZINE.COM* MOVIMENTO GAY ANOS 60

El ic l movimiento gay en Estados Unidos .

TOP