Sempre mua r, músi, exprsão e beleza, mas, sobretudo, uma pegada políti muo forte, a parada gay teve íc oficialmente em 1997.
Contents:
- TR ELéTRI, BEIJOS, FANTASIAS E 'K GAY': A PARADA LGBTQIA+ 2023
- 10 FATOS SOBRE A PARADA GAY QUE VOCê PRECISA SABER
- GAY PRI LISBOA
TR ELéTRI, BEIJOS, FANTASIAS E 'K GAY': A PARADA LGBTQIA+ 2023
Em 1970, ativistas LGBTQIA+ anizaram a primeira gran parada do ulho – ou marcha para libertação gay – na cida Nova York, um ano após a Revolta Stonewall. * parada gay quando surgiu *
Ant da revolta, na déda 1960, já existia uma nferência chamada ERCHO (Eastern Regnal Conference of Homophile Organizatns), o objetivo rnir anizaçõ a favor dos direos da população homossexual (na épo era ado o termo “homofilia”, que já tá datado).
Em 4 julho 1965, dia da Inpendência dos Estados Unidos, zenas membros ssas anizaçõ se juntaram em ente ao Salão da Inpendência, na Filadélfia, rtaz lembrando às psoas que a população gay não tha ss direos civis garantidos.
A Revolta Stonewall e a Christopher Street Gay Liberatn Day, promovida pela anização e movimentação políti ativistas LGBTQIA+, foram chav para o futuro do movimento morno em favor da igualda dos direos civis.
10 FATOS SOBRE A PARADA GAY QUE VOCê PRECISA SABER
* parada gay quando surgiu *
Além celebrar os direos nquistados nos últimos anos, a Parada 2019 promete fir na memória as performanc, artistas, celebridas e trs elétris perados nte entenr StonewallNa madgada 28 junho 1969, após uma batida policial, lésbis, gays, bissexuais, travtis e transexuais equentador um bar chamado Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos, rolveram dar um basta às agrsõ, prenceos, huhaçõ e perseguiçõ dias, o gpo ristiu e enentou a polícia lol.
GAY PRI LISBOA
Como foi a Parada Gay 2023? * parada gay quando surgiu *
Sua primeira edição antec em 28 junho, lhido o Dia do Orgulho Gay em homenagem à Rebelião Stonewall, rniu 2 psoas na Avenida Plista e o tema lhido foi “somos muos, tamos em várias profissõ”. Assim, naquele ano, antec no R Janeiro a 17° nferência do ILGA (Associação Internacnal Lésbis, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex) que termou uma pequena marcha na praia Copabana. No Brasil, o primeiro ato orr em 1995 no R Janeiro durante a 17ª Conferência da Associação Internacnal Lésbis, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex, que termou uma pequena marcha em Copabana.