Nas ultimas das do cenar cultural brasileiro tem-se visto o quanto os sujeos negociam ss pas, ss modos viver e (se) reprentar, nvergdo tais a para a nsto um pensamento fundado no dialogo pecifimente entre as diversidas cultural e sexual em socieda. O objetivo ste artigo e refletir sobre a “historia da leratura brasileira gay”, nsirando-se dois aspectos que alicerm o discurso histori: o teti e o poli. Partimos da necsida talogar, rgatar e historiar as obras (nao numa perspectiva lear e alida), alem , no mmo eixo sse exercic, tabelecer uma cri aos textos que stentam se “(ntra) cânone”. Tornamos relevant nsa discsao as impli tetis e polis que norteiam as produ e sobre vars segmentos culturais ant margalizados e que enntram, hoje, lugar nas culturas.
Contents:
- 10 LIVROS TEMáTI GAY
- HISTORIA LA LERATURA GAY
- BREVE HISTORIA LA LERATURA GAY
- A HISTóRIA DA LERATURA BRASILEIRA E A LERATURA GAY: ASPECTOS TéTIS E POLíTIS
10 LIVROS TEMáTI GAY
Historia la leratura gay, Ingeb Bachmann, 12,00ros * história da literatura gay *
A história da leratura gay é longa. Felizmente, isso vem mudando lentamente, e a cena lerária gay tá agora vibrante e fato, ta lista dos 13 clássis da leratura gay oferece apenas alguns dos livros que poriam ser lhidos.
Forster, Ali Smh, Audre Lor, Christopher Isherwood e várs outros romancistas não tão nsa lista, mas todos creveram ficçõ fantástis que ajudaram a moldar e pluralizar as histórias que agora põem um cânone lerár gay. Dancer From The Dance, Andrew Holleran (1978)O livro Holleran - apelidado 'O Gran Gatsby Gay' - leva o título um poema do Yeats, que diz: “O body swayed to mic, O brighteng glance / How n we know the dancer om the dance?
A bação memórias agmentadas da fância um relato sobre o s primeiro amor nturbado - Trevor, o filho 16 anos um fazeniro taba - a narrativa Vuong sobre nascer gay e sobre fugir é sensível e ovente. Aceando o fato sagradável ser lésbi em uma cultura hostil à homossexualida, Okparanta mha habilmente entre rignação e revelação - sendo nsável em s fo aos horror da guerra e do prenceo profundo, oferecendo uma nota ágil perança.
HISTORIA LA LERATURA GAY
A História Da Leratura Brasileira E a Leratura Gay: Aspectos Estétis E Polítis by Antôn De Pádua Dias da Silva published Revista Leura * história da literatura gay *
“Devassos no paraíso: A homossexualida no Brasil, da lônia à atualida”, João Silvér Trevisan. Escror, jornalista, dramaturgo, tradutor, ceasta e fensor da unida LGBT, João Silvér Trevisan assumiu-se gay na épo do AI-5 (Ato Instucnal Número 5), em plena dadura ar no Brasil.
Durante o livro ‘Devassos no Paraíso’, o tor aborda diversos mpos do nhecimento e da cultura brasileira (cema, história, políti, teatro, psilogia, direo, leratura e art plástis), a fim elaborar um tudo pneiro sobre a homoafetivida no país. A obra também nta o o movimento homossexual tornou-se o movimento LGBT e to em outro ponto fundamental: a proliferação letivos e gpos anizados e, nsequentemente, as diferent formas luta e nquista direos.
BREVE HISTORIA LA LERATURA GAY
“Dadura e homossexualidas: Reprsão, Ristência e a B da Verda”, anizado por Jam N.
A HISTóRIA DA LERATURA BRASILEIRA E A LERATURA GAY: ASPECTOS TéTIS E POLíTIS
‘Além do Carnaval’ aborda a realida sóc-cultural da homossexualida mascula no país ao longo do século 20. Durante a obra, a visão tereotipada dos homens gays é qutnada pelo tor, pecialmente no período do Carnaval. Dadura e homossexualidas e Além do Carnaval.
A tora norte-amerina ficção para jovens adultos, Becky Albertalli, traz em ‘Com amor, Simon’ o qutnamento padrõ impostos na socieda bom humor e leveza, retratando os dilemas do jovem gay no armár, Simon, 16 anos. A la po ser um lugar plido para qualquer adolcente, mas para um adolcente gay, ela po ser ada pr. Será que sou homossexual porque achei aquela mena bona?