Casamento gay: Grécia legaliza as uniõ gays apar da firme oposição da Igreja | Internacnal | EL PAÍS Brasil

casamento gay na igreja brasil

O samento gay no Brasil é aprovado pela lei s 2013, e a união tável po ser fea em qualquer rtór em terrór nacnal

Contents:

CASAMENTO GAY NO BRASIL: O QUE DIZ A LEI E OS DIREOS UM SAL LGBT

Vencidas as barreiras para oficializar legalmente a união, o samento gay é permido no Brasil e, pois tantas batalhas, é fundamental celebrar o amor em gran tilo. Vejam dúvidas que pom surgir sobre os protolos do 'sim' LGBTIQA+. * casamento gay na igreja brasil *

Confira nte artigo o que diz a legislação sobre o samento gay no Brasil, o que é necsár para realizar um samento homoafetivo e quais os direos garantidos, o a licença samento, além histórias spiradoras samentos também: Como anizar um samento simpl e enômi! Em 2017 o mmo CCJ aprovou no Senado um projeto lei que passa a renhecer o samento homoafetivo no código civil brasileiro, mas a proposta anda não foi a plenár para votação. A garantia do samento gay no Brasil pela jtiça sem a proteção um projeto lei abre brecha para proibiçõ e cretos que possam ser efetivadas pelo printe e sobrepor às cisõ do STF, por isso a importância da aprovação do projeto lei que protegerá os sais gays, uma pta importante da unida LGBT.

CASAMENTO GAY: ON ORRERAM AS PRIMEIRAS CERIMôNIAS, Há EXATOS 20 ANOS

Veja as dis para fazer um samento gay e nheça fornecedor que realizam cerimônias homoafetivas e celebram o amor todas as formas! * casamento gay na igreja brasil *

Durante os preparativos do própr samento, as produtoras vío Gabi e Fabia notaram que nun haviam prenciado a celebração uma união homoafetiva e que são ssas as referências sse tipo fta nos s brasileiros. No novo século, o movimento gay, simbolizado por suas loridas e animadas paradas em cidas nos quatro ntos do plaa, nquistou renhecimento, direos legais e dignida que nun havia visto ant na história.

A primeira lei nacnalPule Matérias reendadas e ntue lendoMatérias reendadasFim do Matérias reendadasOs séculos 20 e 21 poriam ser divididos base no samento gay. Crédo, MARCEL ANTONISSE/Getty ImagLegenda da foto, Casais gays, cludo Helene Faasen e Anne-Marie Th, foram unidos na primeira cerimônia da HolandaPule Podst e ntue lendoBrasil PartidoJoão Fellet tenta entenr o brasileiros chegaram ao gr atual divisão. Se o mar íc do movimento pelos direos dos homossexuais foram os nontos Stonewall, em Nova York (EUA), em 1969, as primeiras nquistas em torno da união legal orreram na Europa.

Bos, profsor soclogia da Universida Amsterdã, nos anos 1960 e 1970 a mar parte da unida gay no país nsirava o samento uma stuição antiquada, assim o o própr nceo monogamia. A medida, em vez almar as mandas por direos iguais, levou a um mento da prsão pelo samento, pois realçava as limaçõ ada enentadas pelos gays, o na possibilida adoção crianças. Eslhido para o s lugar, o alemão Joseph Ratzger - Bento XVI - era um nhecido nservador, até então prefeo da Congregação para a Doutra da Fé, órgão rponsável por manter a discipla em assuntos ecliá ma, apenas um mês pois da lha do novo papa, a Espanha, mais 70% da população tóli, se aproximava da aprovação do samento civil gay.

IGREJA BATISTA QUE REALIZOU O 1º SAMENTO GAY NO BRASIL Tá SENDO ENGOLIDA POR CRATERA

Crédo, Antonello NUSCA/Getty ImagLegenda da foto, A rejeição ao samento gay na Espanha chegou às as Madri, mas a medida foi aprovada pelo ParlamentoNo fal do mês, a Conferência Epispal Espanhola - nferência dos bispos da Espanha - divulgou uma dura nota dizendo que parlamentar tólis não poriam votar a favor da proposta. Em 30 junho 2005, apar da prsão da Igreja, da rejeição polítis nservador e prottos a ntrárs à medida, o Congrso panhol aprovou o samento gay, cludo o direo à adoção. Diferentemente dos país que até então haviam permido o samento civil homossexual, aprovando a medida no Parlamento ou por me um tribunal superr, a Irlanda entregou a cisão a sua populaçã sexta-feira, 22 ma 2015, os irlans foram às urnas num referendo para dizer "sim" ou "não" ao samento civil entre psoas do mmo sexo.

“SE A IGREJA EVANGéLI NãO MUDAR E ACEAR OS GAYS, SOERá UM êXODO FIéIS”

Crédo, Clodagh Kilyne/Getty ImagLegenda da foto, Irlans emoram o rultado do referendo nacnal que aprovou o samento gay no país tóliO arcebispo Dubl, Diarmuid Mart, lamentou o rultado mas disse entenr o se sentiam os homossexuais naquele dia. "A luta nos Estados UnidosDo outro lado do Atlânti, a movimentação entidas homossexuais e legislador lois eçava a ganhar força em várias part dos Estados Unidos.

IGREJA ANGLINA REJEA RENHECER SAMENTO GAY, MAS VAI PERMIR BENçãO A UNIãO CIVIL HOMOAFETIVA

Aprovado também pela Câmara alta, o samento gay tornou-se lei em 20 julho, fazendo do Canadá o primeiro país das Améris a dar se sul do Canadá, a luta da unida homossexual amerina por direos iguais união levaria mais tempo - uma déda, para ser preciso. Dois anos pois, a Califórnia, nhecida pela força sua unida gay, pecialmente na cida San Francis, foi o primeiro Estado amerino a tabelecer um renhecimento legal relaçõ entre psoas do mmo sexo.

Crédo, MediaNews Group/Boston Herald via Getty ImagLegenda da foto, Em 2000, gpos apo ao samento gay mobilizavam-se em favor da iia nos EUA, o em BostonUm passo ada mais signifitivo foi dado no ano segute pelo Estado Vermont - uma população apenas 600 habant, no norste dos Estados Unidos, onteira o Canadá. Estava lançada a batalha a ser travada nos anos segut: enquanto cidas e Estados mais progrsistas adotavam novos direos união entre homossexuais, nservador tentavam proteger a exclivida do samento para sais fevereiro 2004, o printe republino Gee W. S parceiro mpanha, o vice-printe Dick Cheney, cuja filha Mary era lésbi, distancu-se do lega chapa no assunto, fenndo que os direos todos os cidadãos fossem tendidos aos homossexuais.

IGREJAS INCLIVAS: CONHEçA AS IGREJAS GAYS QUE TãO VIRANDO MODA NO BRASIL

" Em relação à proposta em si, Cheney fendia que os Estados tomassem suas próprias cisõ sobre o outro lado da batalha, sais homossexuais recebiam o apo liranças progrsistas, o o então prefeo San Francis, Gav Newsom. Crédo, Jt Sullivan/Getty ImagLegenda da foto, A prsão pelo samento gay crc em part dos EUA na primeira déda do século 21, o na CalifórniaO que parecia uma cisão fiva, porém, voltou a ser nttado quando eleor no Estado votaram a favor uma nova emenda nstucnal, ssa vez chamada Proposição 8, que tabelecia o samento o união entre homem e mulher. Do outro lado, em outubro 2008 a Suprema Corte tadual Connecticut cidiu que a proibição samentos gays vlava a Constuição do Estado, e as uniõ psoas do mmo sexo eçaram a ser realizadas em disputas judiciais ntuaram por anos.

VATINO AFIRMA QUE FALA DA PAPA SOBRE SAMENTO GAY FOI TIRADA NTEXTO

A nova tendência manteve-se, e em meados 2015 60% dos amerinos eram a favor do samento gay, e 37% nse novo ntexto, qutnável aprovação entre os amerinos do direo ao samento para homossexuais, que a Suprema Corte tomou sua históri cisão no dia 26 junho 2015, ao analisar o so nhecido o "Obergefell v. Crédo, David McNewLegenda da foto, A cisão da Suprema Corte amerina, que em 2015 garantiu o direo ao samento gay, foi muo emoradaO printe Barack Obama celebrou o rultado. " Naquela noe, em homenagem à históri cisão, a Casa Bran foi ilumada as r do ar-íris, símbolo do movimento mundo divididoUm mapa do samento gay na Europa mostra uma clara lha divisória no centro do Velho Contente.

Crédo, ALEXANDER NEMENOV/Getty ImagLegenda da foto, A tolerância à homossexualida crc na Rússia, on prottos gays stumam ser reprimidos pela políciaNo Brasil, o samento gay foi rultado do movimento crcente em fa dos direos homossexuais. A fta ntou cer 2 psoas e, o passar dos anos, passou a rnir centenas har e u staque à luta por igualda para sais do mmo anos 2000, alguns Estados eçaram a acear o tabelecimento união civil homoafetiva. Entretanto, a nstante reca rtórs pelo país em acear a realização samentos gays, cludo direo a herança e partilha bens, a qutão chegou ao Supremo Tribunal Feral.

O SéCULO DO SAMENTO GAY: ON ORRERAM AS PRIMEIRAS CERIMôNIAS, Há EXATOS 20 ANOS

Crédo, YASUYOSHI CHIBALegenda da foto, Logo após a aprovação do samento gay, em 2013, muos sais brasileiros oficializaram sua uniãoOs vizhos sul-amerinos Argenta, Uguai e Colômbia também aprovaram a medida, mas nem toda a Améri Lata seguiu o mmo mho. Em 2006, a Ái do Sul tornou-se o quto país do mundo a adotar o samento homoafetivo, mas não foi seguida por nenhuma outra nação do Oriente Méd, homossexuais rrem o ris puniçõ severas, o prisão em naçõ do Mundo Árabe e até a pena morte, adotada no Irã.

Na região, o país mais tolerante à homossexualida é Israel, cuja cida Tel Avi é nhecida por sua diversida e por sua anual Parada Gay, nsirada uma das mar do mundo. Crédo, JONATHAN NACKSTRAND/Getty ImagLegenda da foto, A Parada Gay Tel Aviv já era uma das mar do mundo, mas os israelens gays não podiam se sarNos Estados Unidos, o apo ao samento gay não parou crcer. Segundo el, a adoção do samento gay ntuava provondo o que chamaram "nsequências vastadoras" à liberda religsa nos Estados Unidos, por impedir que funcnárs recem-se a realizar samentos vido a sua fé.

UM CRISTÃO VERIA IR A UM SAMENTO GAY?

As duas primeiras dédas do século 21 foram mardas por vórias dos homossexuais em gran parte do mundo, mas a discrimação segue existdo várias formas, na maria dos país. A unida gay precisará ntuar lutando por ss direos, ao mmo tempo em que protege os avanços artigo é parte da série pecial "21 Histórias que Marram o Século 21", da BBC News Brasil. Vencidas as barreiras para oficializar legalmente a união, o samento gay é permido no Brasil e, pois tantas batalhas, é fundamental celebrar o amor em gran tilo.

CASAMENTO GAY: O REALIZAR A CERIMôNIA DOS SS SONHOS

Embora muas religiõ o o Judaísmo, o Islamismo e o Catolicismo (na figura da Igreja Católi Apostóli Romana) mantenham sua posição ntra o samento homoafetivo, da vez mais nomaçõ celebram o amor ntro sua fé, pennte gênero.

Depois disso, a nomação lirada pelo pastor Wellgton Santos s 1993, passou a pregar claradamente a teologia que diz a homossexualida não é pedo, apelidada por alguns o “teologia gay”. Nativida afirma após a nclão sua pquisa mpo que “ser gay ntro uma igreja nservadora é uma impossibilida, não há lugar para sa psoa, a menos que ela venha a arir à norma e se torne ex-homossexual, por exemplo.

A diferença do movimento clivo para as outras igrejas é que nele o por eclial é ncedido às psoas LGBT, já que há uma proposta políti snstção da homofobia religsa”. Em ntrapartida a te movimento vertente do me evangéli, existem muos cristãos e lír que acredam que as igrejas “clivas” ignoram o Evangelho que liberta e transforma o homem (I CO 6:11) e alguns ada dizem que em sua igreja o homossexual é bem recebido, mas não é aceo o membro, porque tá em pedo.

GRéCIA LEGALIZA AS UNIõ GAYS APAR DA FIRME OPOSIçãO DA IGREJA

Por Philip PullellaCIDADE DO VATICANO (Rters) - O Vatino afirmou que os entárs do papa Francis sobre as leis união civil em um documentár no último mês foram tirados ntexto e não salizam uma mudança na doutra da Igreja sobre homossexuais ou no apo ao samento entre psoas do mmo sexo. Relacnadas O documentár "Franc", que treou no ftival Roma, em 21 outubro, ganhou as manchet por um entár em que o papa diz que homossexuais têm o direo tar em uma família e que as leis união civil para homossexuais são necsá entárs do papa, o foram divulgadas, receberam elogs progrsistas e pedidos clarecimento urgente dos passada, a Secretaria Estado da Santa Sé envu, sem fazer balho, uma "nota explitiva" aos ss embaixador, que a enviaram aos bispos.

A nota diz que, na primeira claração, o papa se referia ao direo dos homossexuais serem aceos pelas suas próprias famílias, o filhos e irmã terpretaram que os entárs diziam que os homossexuais têm direo a formar famílias. A nota disse que o documentár rtou entárs em que o papa exprsou oposição ao samento homossexual e que ixavam claro que ele se referia às leis união civil, que alguns país promulgaram para regular benefícs, o plano saú ase em que Francis disse que "era ngente falar sobre samento homossexual" foi rtada.

Segundo a entida, ela reprentava "uma tênti subversão dos prcíps morais mais básis orm social" 30 junho 2005, apar da prsão da Igreja, da rejeição polítis nservador e prottos a ntrárs à medida, o Congrso panhol aprovou o samento gay, cludo o direo à adoção.

CASAMENTO GAY, O FUNCNA NO BRASIL E EM OUTROS 9 PAíS DA AMéRI

O Estado tabelec em lei a "parceria domésti", que trouxe os primeiros direos a parceiros homossexuais, o visas a passo ada mais signifitivo foi dado no ano segute pelo Estado Vermont - uma população apenas 600 habant, no norste dos Estados Unidos, onteira o Canadá. M pois, eleor do Estado Nebraska aprovam medida semelhante, que também foi adotada pelo voto em 2002, em lançada a batalha a ser travada nos anos segut: enquanto cidas e Estados mais progrsistas adotavam novos direos união entre homossexuais, nservador tentavam proteger a exclivida do samento para sais fevereiro 2004, o printe republino Gee W. Entretanto, ela também cru uma rara divisão na então nservadora Casa parceiro mpanha, o vice-printe Dick Cheney, cuja filha Mary era lésbi, distancu-se do lega chapa no assunto, fenndo que os direos todos os cidadãos fossem tendidos aos homossexuais.

Em setembro 2020, embaixador cer 50 país creveram uma rta ao erno polonês exigdo o fim à discrimação ntra a unida Brasil, o samento gay foi rultado do movimento crcente em fa dos direos homossexuais. Estava criado o samento gay no Brasil - não uma nova lei, mas o rultado cisõ da Jtiç vizhos sul-amerinos Argenta, Uguai e Colômbia também aprovaram a medida, mas nem toda a Améri Lata seguiu o mmo mho.

Os entárs são uma lembrança que nquistas obtidas em tribunais ou mmo nas urnas pom sempre ser duas primeiras dédas do século 21 foram mardas por vórias dos homossexuais em gran parte do mundo, mas a discrimação segue existdo várias formas, na maria dos país. A dupla, que é Santos, mas mora em São Vicente, selou matrimôn em março 2021 e fizeram histó que a Jtiça perma, s 2011, a união civil entre sais do mmo sexo, as stuiçõ religsas muas vez não torizam que celebraçõ homossexuais anteçam ntro dos templos. Recentemente foi motivo maniftaçõ lorosas no Brasil, a cisão dos EUA aprovar o samento assunto para o Brasil, não é novo, visto que em 2011 o STF renhec a equiparação da união homossexual e em 2013 o CNJ cidiu que os rtórs brasileiros seriam obrigados a celebrar o samento entre psoas do mmo, no âmbo ecliásti, muas dúvidas e qutnamentos se stalaram e, na ndição advogada pecialista na área, atendi muos pastor e lír ecliástis preocupados suaçõ diversas, tais o:.

IGREJA EVANGéLI VAI REALIZAR MAR SAMENTO GAY LETIVO DA HISTóRIA DO RN

Ou seja, a imputação tal obrigação é rtra aos órgãos públis; os rtórs são obrigados a renhecer a união homossexuais, não alnçando sa obrigação as entidas privadas, o é o so das entidas religsas. No Brasil gozamos liberda religsa, e é isso que garante às igrejas evangélis o direo não terem que celebrar cerimonias samentos entre psoas do mmo porque, em virtu ssa liberda religsa, a igreja po profsar sua fé e promover ss cultos base no que crê, se a base da igreja evangéli é a Bíblia e se ntre os preceos cristãos tá o entendimento que o samento homossexual é nnado por Ds, ao Estado não be obrigar as igrejas a realiza-lo! Nse entendimento, temos por certo que nrdar ou não o samento homossexual na fera das prátis ecliástis tá trsemente relacnado ao direo pratir a própria fé, nforme a liberda religsa nos perme.

Daí porque, enquanto prevalecer nossa Constuição Feral atual, não po a igreja ser tolhida em sua crença e isso clui não ter que se sujear a acear a ndição homossexualida e nsequentemente, promover cerimonias religsas entre psoas do mmo sexo.

Tal qual um clube tabelece regras aos ss associados, a igreja po tabelecer regras aos ss membros, clive liberando quem po e quem não po ser membro da sentido, temos que o preceo nstucnal e legal da liberda religsa ten-se a qualquer outro dilema envolvendo qutõ ssa orm: não, a igreja não é obrigada a ter em s rol membros, psoas que sejam e queiram ntuar na ndição homossexuais; também não é obrigada a nsagrar filhos sais homossexuais. Conclui-se, portanto, que sob a óti do Direo Ecliásti, a aprovação do samento entre homossexuais não atge a igreja, vez que à tais entidas apli-se o nceo da liberda religsa, que lh nce legimida para tabelecerem ss próprs crérs anização ecliásti e admistração, rpeando-se suas prátis culto, lurgias e, prcipalmente, a própria fé que profsam, sendo, sem dúvida alguma, vedado ao por públi ou mmo ao divíduo impor-lhe qualquer ação que ntrarie tal ndição.

IGREJA ANDRé VALADãO, NUNCIADO TER RELAçõ HOMENS, PROMOVE A CURA GAY

O importante ter um(a) celebrante para um samento gay é que ele ou ela nheça a história do sal, para abraçá-la a relação em sua totalida, as nquistas, as alegrias e também as dor. A tramação parlamentar do projeto lei que homologa as uniõ gays — não o samento — movimentou ss fensor (a unida LGBT, que a nsira “tardia e suficiente”) e ss trator (lirados pela Igreja, que fez repir os sos em protto, mas também o aliado Alexis Tsipras no Governo).

Com os Gregos Inpennt (ANEL), aliado do Executivo, ntrárs, a lei foi aprovada graças ao apo dos partidos Pasok e To Potami, à ridual União Centristas, e um ou outro outsir nservador, o Kyriakos Msotakis, um dos que aspiram à lirança da Nova Democracia (prcipal partido oposição) um país domado há séculos pela Igreja ortodoxa — a cremação ntua sendo proibida e os parent vem trasladar o dáver a algum país vizho para ser cerado —, o clamor social pela equiparação stas uniõ mal nseguiu ntar a trondosa oposição da hierarquia ecliásti, que qualifiu a iciativa “atentado às leis humanas e da cristanda” ou “aberração ntra a natureza” (alguns chamando os gays, clive, “monstros da natureza”) a verda é que a nova lei, aprovada os votos ntrárs unistas e neonazistas, se lima a legalizar o registro sais do mmo gênero; não perme a adoção, a rporação da nacnalida do cônjuge ou a ctódia dos filhos do outro. A margalização dos homossexuais na hora receber a pensão do cônjuge falecido, ou herdar ss bens, provou, em 2013, uma rolução do Tribunal Europ Direos Humanos ntra a Grécia. As agrsõ homofóbis mentaram também nos últimos os ativistas LGBT, a medida, ada suficiente, reprenta um passo gigante para dar visibilida social a um letivo ndido e forçosamente discreto até agora.

“O mais importante é que o Estado nos renheça, isso é um passo fundamental para que a socieda ece a mudar e nos acee”, afirma por e-mail o membro um gpo apo gay uma pequena cida do norte do país que pe para não ser que a legalização das uniõ gays figurasse no programa eleoral do Syriza — e sua aprovação não reprenta qualquer cto ou impacto fisl, o solicam os credor em tro do terceiro rgate —, receb um perado impulso no íc ste mês a morte um ator popular, Mas Hatzisavas, pois uma longa doença. Em tro, voltou-se às leis ‘gratuas’ — ou simbólis, o squalifim ss trator —, o por exemplo a que nce nacnalida à segunda geração imigrant e que também foi levada adiante graças a Pasok e To Potami, a oposição da entanto, a lei uniõ homossexuais põe pecialmente em evidência o feroz sentendimento — apar das boas maneiras em públi, e das ntadas lurgias a que Tsipras parec — entre Governo e hierarquia ecliásti. Consequentemente, ele é pletamente ntra a realização uma lei que perma o samento gay, Apar do s erno ntar maria para aprovar uma lei samento entre psoas do mmo sexo, vido ao printe se ada é um sonho distante.

*BEAR-MAGAZINE.COM* CASAMENTO GAY NA IGREJA BRASIL

Casamento gay: o realizar a cerimônia dos ss sonhos .

TOP