No dia 31 Janeiro 1995, mais 500 psoas fizeram parte em Curiba do evento que é nsirado oficialmente a primeira parada gay do Brasil. A (...)
Contents:
- ABIA LAMENTA MORTE ATIVISTA MáRC MARS, ANIZADOR DA PARADA GAY EM CURIBA
- / PARADA GAY / PARADA GAY
- Há 20 ANOS, CURIBA SEDU A PRIMEIRA PARADA GAY DO BRASIL
- ORGANIZAçãO TEME MMO ASSASSO POR TRáS MORT GAYS EM CURIBA
ABIA LAMENTA MORTE ATIVISTA MáRC MARS, ANIZADOR DA PARADA GAY EM CURIBA
As psoas firam apavoradas a suação e chegaram a brir a vítima uma banira símbolo da unida LGBTQIAP+ (Lésbis, Gays, Bissexuais, Travtis, Transexuais, Intersexuais, Assexuais e Pansexuais). Mars era um dos anizador da Parada Gay lol. Ativista nsável, foi o fundador da Dom da Terra AoLGBTI, tegrante do Fóm Religiõ Matriz Ainas Curiba e Região Metropolana, rnaval premiado e atuava na Associação Brasileira Lésbis, Gays, Bissexuais, Travtis, Transexuais e Intersexos.
/ PARADA GAY / PARADA GAY
“Mars participou muas atividas da ABIA no nosso programa prevenção à AIDS para as psoas gays. 12ª Parada Gay chegou à Praça Roosevelt, no Centro São Plo,. Veja fotos da Parada Gay.
fotos da Parada Gay feas por terntas.
Outro cinte da Parada Gay envolv um rro da Coornação. Estado, a anização da Parada Gay e vai iciar uma. A anização da Parada Gay não se maniftou.
Há 20 ANOS, CURIBA SEDU A PRIMEIRA PARADA GAY DO BRASIL
Há 20 anos, Curiba sedu a primeira parada gay do Brasil | Revista Lado A. No dia 31 Janeiro 1995, mais 500 psoas fizeram parte em Curiba do evento que é nsirado oficialmente a primeira parada gay do Brasil.
A data ci a fundação da Associação Brasileira Gays, Lésbis e Transgêneros, a ABGLT, que em s primeiro ato ntou a scrição 40 gpos diversas part do país. Hoje, apenas seis l permanecem em ativida, mas muos outros surgiram e a entida reprenta mais 200 entidas luta pelos direos da população gays, lésbis, bissexuais e transgêneros em todos os tados brasileiros.
ORGANIZAçãO TEME MMO ASSASSO POR TRáS MORT GAYS EM CURIBA
Um outro evento, realizado no R Janeiro seis m pois, também foi um dos pneiros no país, mas o profsor Luiz Mott, do Gpo Gay da Bahia, prente às duas osiõ, expli a importância do evento curibano: “Aos 31-1-1995, em Curiba, portanto, seis m ant, no último dia do VIII EBGL, osião em que é fundada a Associação Brasileira Gays, Lésbis e Travtis, realiza-se a mar passeata glt da história do Brasil até então, a primeira a aprentar o mmo lay-out das “gay paras” norteamerinas.
Consiro sa a primeira “parada gay” do Brasil segudo o padrão ternacnal e mantido até hoje no Brasil”, expliu o antropólogo.
“As precursoras passeatas gays dos anos 80 e 90 abriram alas para as grans e numerosas paradas gays, lésbis, bissexuais e transgêneros do terceiro ên: em 2002 foram realizadas 27 paradas do Norste ao Sul do Brasil, rndo quase um hão participant”, afirma Mott em s ensa “Paradas do Orgulho Gay no Brasil 1981-2002”. Ant da Parada gay Curiba, uma passeata em 1980, em São Plo, rniu cer psoas em um protto ntra a vlência policial na região do Largo do Arouche. “Com a crise da Aids, há um recso na movimentação lbigay em nosso país, sorte que só no íc da déda 90 que antecerão novas maniftaçõ massa dos gpos homossexuais anizados”, nta Mott que fundou em 1981 o Gpo Gay da Bahia, plantando uma semente para o renascimento do movimento gay no Brasil.