No dia 31 Janeiro 1995, mais 500 psoas fizeram parte em Curiba do evento que é nsirado oficialmente a primeira parada gay do Brasil. A (...)
Contents:
- ABIA LAMENTA MORTE ATIVISTA MáRC MARS, ANIZADOR DA PARADA GAY EM CURIBA
- / PARADA GAY / PARADA GAY
- Há 20 ANOS, CURIBA SEDU A PRIMEIRA PARADA GAY DO BRASIL
- ORGANIZAçãO TEME MMO ASSASSO POR TRáS MORT GAYS EM CURIBA
ABIA LAMENTA MORTE ATIVISTA MáRC MARS, ANIZADOR DA PARADA GAY EM CURIBA
As psoas firam apavoradas a suação e chegaram a brir a vítima uma banira símbolo da unida LGBTQIAP+ (Lésbis, Gays, Bissexuais, Travtis, Transexuais, Intersexuais, Assexuais e Pansexuais). Mars era um dos anizador da Parada Gay lol. Ativista nsável, foi o fundador da Dom da Terra AoLGBTI, tegrante do Fóm Religiõ Matriz Ainas Curiba e Região Metropolana, rnaval premiado e atuava na Associação Brasileira Lésbis, Gays, Bissexuais, Travtis, Transexuais e Intersexos.
“Mars participou muas atividas da ABIA no nosso programa prevenção à AIDS para as psoas gays. 12ª Parada Gay chegou à Praça Roosevelt, no Centro São Plo,. Veja fotos da Parada Gay.
/ PARADA GAY / PARADA GAY
fotos da Parada Gay feas por terntas.
Outro cinte da Parada Gay envolv um rro da Coornação. Estado, a anização da Parada Gay e vai iciar uma.
Há 20 ANOS, CURIBA SEDU A PRIMEIRA PARADA GAY DO BRASIL
A anização da Parada Gay não se maniftou.
Há 20 anos, Curiba sedu a primeira parada gay do Brasil | Revista Lado A. No dia 31 Janeiro 1995, mais 500 psoas fizeram parte em Curiba do evento que é nsirado oficialmente a primeira parada gay do Brasil.
A data ci a fundação da Associação Brasileira Gays, Lésbis e Transgêneros, a ABGLT, que em s primeiro ato ntou a scrição 40 gpos diversas part do país. Hoje, apenas seis l permanecem em ativida, mas muos outros surgiram e a entida reprenta mais 200 entidas luta pelos direos da população gays, lésbis, bissexuais e transgêneros em todos os tados brasileiros.
ORGANIZAçãO TEME MMO ASSASSO POR TRáS MORT GAYS EM CURIBA
Um outro evento, realizado no R Janeiro seis m pois, também foi um dos pneiros no país, mas o profsor Luiz Mott, do Gpo Gay da Bahia, prente às duas osiõ, expli a importância do evento curibano: “Aos 31-1-1995, em Curiba, portanto, seis m ant, no último dia do VIII EBGL, osião em que é fundada a Associação Brasileira Gays, Lésbis e Travtis, realiza-se a mar passeata glt da história do Brasil até então, a primeira a aprentar o mmo lay-out das “gay paras” norteamerinas. Consiro sa a primeira “parada gay” do Brasil segudo o padrão ternacnal e mantido até hoje no Brasil”, expliu o antropólogo.
“As precursoras passeatas gays dos anos 80 e 90 abriram alas para as grans e numerosas paradas gays, lésbis, bissexuais e transgêneros do terceiro ên: em 2002 foram realizadas 27 paradas do Norste ao Sul do Brasil, rndo quase um hão participant”, afirma Mott em s ensa “Paradas do Orgulho Gay no Brasil 1981-2002”. Ant da Parada gay Curiba, uma passeata em 1980, em São Plo, rniu cer psoas em um protto ntra a vlência policial na região do Largo do Arouche.