Por Marcel Vermo COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE Nem só por héteros foi cra a História. Ao longo dos séculos, muos heróis – e vilõ – que mudaram os mos da civilização foram gays. Alguns foram aceos por s tempo. Outros não tiveram a mma sorte. Isso sem falar naquel cuja orientação sexual nun fiu clara. […]
Contents:
- A HISTóRIA DO 1º SAL GAY ' PAPEL PASSADO' DO MUNDO, QUE FIU JUNTO ATé A MORTE
- 6 GAYS QUE MARRAM A HISTóRIA
- ARQUEóLOGOS SENTERRAM PRIMEIRO HOMEM DAS VERNAS GAY
- REIS GAYS: A MONARQUIA NO ARMáR
- MáRTIR NTEMPORâNEO: AFAL, POR QUAL MOTIVO SãO SEBASTIãO é PADROEIRO DOS GAYS?
A HISTóRIA DO 1º SAL GAY ' PAPEL PASSADO' DO MUNDO, QUE FIU JUNTO ATé A MORTE
* quem foi o primeiro gay da história *
Até o fim daquele ano, 270 homossexuais homens e 70 mulher registraram suas uniõ civis na Damar. Conforme cronologia preparada pela anização LGBT Danmark, a legalização da união civil homoafetiva foi rultado "dédas ância" e serviu para "spirar e motivar a adoção" leis siar em outros país pelo mundo. Ativismo pneiro Axel e Eigil Axgil: os pais do morno movimento gay damarquês — Foto: Arquivo psoal Axel e Eigil Axgil Inspirado pela Declaração Universal dos Direos Humanos, adotada pela Organização das Naçõ Unidas em zembro 1948, Axel engajou-se para criar uma anização fa e revdição direos para gays, lésbis e bissexuais.
6 GAYS QUE MARRAM A HISTóRIA
Ao ntrár outros gpos que foram perseguidos durante a Guerra, homossexuais não foram cluídos na Declaração dos Direos Humanos 1948", ntextualiza históri fornecido pela LGBT Danmark, o nome atual da anização s 1985. Juntos criaram um jornal nteúdo stado à unida homossexual, o 'Vennen' – "Amigo", em português. Também criaram uma agência molos e uma empra fotografia, ambos pecializados na temáti gay.
Não à toa, foram os protagonistas da união civil homossexual número um, em 1 outubro 1989, em cerimônia apanhada por uma multidão ativistas e simpatizant que se aglomerou ao redor da prefeura Copenhague, on o ato foi firmado. "Poríamos dizer que el tavam muo à ente s tempo", avalia, em entár à BBC News Brasil, o sociólogo Barry Adam, tor do livro The Rise of a Gay and Lbian Movement (A Ascensão do Movimento Gay e Lésbi, em tradução livre) e profsor da Universida Wdsor, no Canadá. Em s livro, Adam ca a oficialização da união dos Axgil o um ponto fundamental para a nsolidação dos direos dos homossexuais no mundo.
A lei Certidão samento Axel e Eigil Axgil — Foto: Arquivo psoal/Axel e Eigil Axgil Profsor Direo da Universida Yale, o jurista e cror William Eskridge nta o foi a aprovação da lei damarqua no livro Gay Marriage: for Better Or for Worse?
ARQUEóLOGOS SENTERRAM PRIMEIRO HOMEM DAS VERNAS GAY
Os que fendiam a lei, por outro lado, argumentavam que havia chegado "o dia em que uma forma discrimação ntra gays e lésbis seria removido dos livros Direo". "Axel e Eigil Axgil, os pais do morno movimento gay damarquês, sorriram triunfant", narra Eskridge. "Foi a Damar que abriu o mho, as uniõ táveis civis – o eram chamados os protótipos dos samentos gays - cuja lei entrou em vigor em 1989.
Em algumas civilizaçõ antigas, nem era preciso sair do armár – a homossexualida era natural e fazia parte da socieda.
Com base em registros históris e em cros psoais, biógrafos Da Vci duzem que o gên teria sido homossexual.
REIS GAYS: A MONARQUIA NO ARMáR
Homossexual assumido, Röhm foi um dos braços-direo Adolf Hler e um dos rponsáveis pelo crcimento do movimento nazista na Alemanha dos anos 1920-1930. Harvey Milk, reprentante distral São Francis, foi o primeiro gay assumido a vencer uma eleição nos Estados Unidos. Em uma socieda nservadora da déda 1970, ele discursava em favor da liberda e tentava dar perança aos gays.
S ativismo foi importante na luta gay: 11 m após ser eleo, Milk nseguiu aprovar uma lei sobre os direos dos homossexuais São Francis. Tim Cook, que seria homossexual assumido e já foi apontado pela imprensa amerina o o gay mais poroso do mundo, é o printe da Apple e sucsor do míti Steve Jobs.
MáRTIR NTEMPORâNEO: AFAL, POR QUAL MOTIVO SãO SEBASTIãO é PADROEIRO DOS GAYS?
Na TV, nas alas cisão judicial, nas grans paradas ao ar livre e nas nversas do dia-a-dia a figura do homossexual ixa ser uma peculação para bater a porta todo e qualquer dividuo nossa socieda. Muos chegam a qutnar se el realmente põem um “gpo morár” da socieda ntemporâ em dia, somos astumados a tabelecer culturalmente um njunto idéias sobre os homossexuais que, muas vez, tenm para o mpo dos prenceos.
As relaçõ sexuais não eram hierarquizadas por me uma distção daquel que pratim optavam pelos hábos homo ou heterossexuais. Com a assiação do valor tramente procriador do sexo, dissemado pela cultura judai, a ncepção sobre o ato homossexual foi ganhando novas feiçõ. Dsa forma, s o fal do Impér Romano, várias açõ reis e clérigos tentaram suprimir a homossexualida.
No século XIX, a efervcência das teorias blógis e o ge da razão o verda absoluta, teorias queriam dar uma explição científi para a homossexualida. Nse mmo período, diversos gpos lutaram pelo fim da discrimação e a abolição da classifição científi que signa a homossexualida o doença.