Com a aproximação da Copa do Mundo futebol, os olhos eçam a se voltar para o Qatar, se do mundial em 2022. Mas, para viajant gays que gostam futebol - sim, existem e não são pous - ne
Contents:
- É CRIME SER GAY NO QATAR? PO LEVAR à PRISãO? ENTENDA LEI DO PAíS DA COPA
- 'PENSEI QUE ME MATARIAM': A HISTóRIA DO 1º GAY DO CATAR A SAIR DO ARMáR
- CONFIS E PRISãO: O QUE PO ANTECER O TORCEDOR GAY NA COPA DO QATAR
- DIA DO ORGULHO GAY: OS PAíS ON é ILEGAL SER HOMOSSEXUAL
- GAYS VEM RPEAR CULTURA DO QATAR, DIZ ANIZADOR DA COPA
- EN EL MUNDIAL QATAR 2022 SE PODRá SER GAY, PERO NO MOSTRARLO
- ‘PENSEI QUE ME MATARIAM’: A HISTóRIA DO 1º GAY A SAIR DO ARMáR NO CATAR
- SER GAY NO CATAR PO TE CTAR A VIDA, ENTENDA!
É CRIME SER GAY NO QATAR? PO LEVAR à PRISãO? ENTENDA LEI DO PAíS DA COPA
A má fama é tanta que torcedor chegaram a negar nv para assistir aos jogos, medo do que lh poria antecer por serem gays, lésbis ou a isso falas lír do país o a Khalid Salman, embaixador da Copa e ex-jogador do Qatar, que afirmou, em entrevista ao nal ZDF, da televisão alemã, na semana passada, que homossexualida é um "transtorno mental". A fala agrsiva foi terrompida rapidamente, mas Salman ada acrcentou que ser homossexual é "haram" —"pedo" e proibido pela lei do Islã.
Segundo ele, 28 dias (o tempo duração da Copa do Mundo) não iriam impactar a "sharia", njunto leis islâmis que rege o paí afal, é crime ser gay no Qatar? O Código Penal do Qatar fala sobre a homossexualida o uma práti crimosa, passível uma pena oo anos prisão ou até mmo morte sob a "sharia", que funcna junto a legislação. Norberto Pares @norbertparesBBC News Mundo23 junho 2022Crédo, Nas MohamedLegenda da foto, Nas Mohamed, o primeiro tariano a sair publimente do armárNas Mohamed teve que manter a homossexualida em segredo por muos anos para sobreviver no Catar, país on nasc, apar "saber disso s pequeno".
'PENSEI QUE ME MATARIAM': A HISTóRIA DO 1º GAY DO CATAR A SAIR DO ARMáR
"Lembro que tha uns 11 ou 12 anos e já pensava nisso, mas não sabia o que realmente signifiva ser gay", diz ele, que hoje tem 35 anos, em entrevista à BBC News Mundo, serviço notícias em panhol da BBC. "O passado liberal pou nhecido do Oriente Méd sobre a homossexualida'Fui obrigada a rezar para tirar o môn': o duro relato transexual submetida à 'cura gay'Inicialmente, ele cidiu ignorar e reprimir quaisquer pensamentos relacnados a sexo e sua orientação sexual.
Comecei então a ler e aprenr mais sobre mim e o que signifiva ser homossexual", diz pois voltar ao Catar, ele teve reprimir pletamente o sejo sexual que havia spertado nele. Legenda da foto, Nas Mohamed teve que ocultar sua homossexualida para sobreviver no CatarEle nta que, felizmente, o relacnamento os pais termou naquele primeiro telefonema. "Mas várias associaçõ, o a European Gay & Lbian Sport Feratn, reclamaram que as garantias segurança para psoas LGBTQ+ no Catar ntuam aquadas m ant do íc da Copa do gay no CatarNas afirma que não saiu do armár para ntar sua própria história, mas para tornar nhecida a todos os membros da unida LGBT+ no Catar.
"Conheço gays que nem sequer sabem que outras psoas próximas ao s círculo são (gays), pois é muo perigoso para uma psoa LGBT+ nhecer outra. "Ser gay é ilegal no ardo o artigo 296 do s código penal, as penas para relaçõ sexuais entre psoas do mmo sexo variam 3 a 5 anos prisão a até pena morte — embora não haja provas que penas morte tenham sido aplidas para relaçõ sexuais nsensuais realizadas forma privada entre adultos do mmo sexo. Nas afirma que ntro da unida gay do Catar rea a censura e nada é transparente, mas ele garante que nem todos vivem sob as mmas ndiçõ.
CONFIS E PRISãO: O QUE PO ANTECER O TORCEDOR GAY NA COPA DO QATAR
E faz um apelo aos trangeiros que visarão o Catar durante a Copa do Mundo para que não se ndam, pois siste que a visibilida é também pera que isso sirva para que outros tarianos gays e transexuais tenham histórias documentadas para mostrar o evidência se planejam br asilo em outros país on possam viver livremente.
DIA DO ORGULHO GAY: OS PAíS ON é ILEGAL SER HOMOSSEXUAL
Um dos prcipais qutnamentos envolve a segurança dos turistas e torcedor da unida LGBTQI+, pois a homossexualida é proibida no país. Apar a homossexualida ser crime no Catar, a promsa é que haverá tolerância sa população durante a Copa do Mundo. Recentemente, jornalistas da Suécia e Damar fgiram ser sais homossexuais e tentaram rervar quartos para suas luas mel.
Outros 20 tabelecimentos anselharam o sal a modifir s portamento para evar monstraçõ públis afeto durante a tadia, sugerdo ada que el "não assem maquiagem nem se vtissem forma gay". Um dos hotéis rponu o segute: "Gostaria rmar que já tivemos cint em que a polícia pegou cidadãos do Catar que tiveram relaçõ homossexuais no hotel".
"Tha que dar uma boa razão para não querer me sar, para que não speassem." Foi durante uma viagem a Las Vegas, aos 22 anos, que ele nfirmou que era "fivamente" gay. O fim do relacnamento a família Nas Mohamed teve que ocultar sua homossexualida para sobreviver no Catar. Não sei o que ntaram a el, mas acho que agora todos sabem o verdairo motivo da mha saída, graças às mhas entrevistas." Nas Mohamed ganhou notorieda nte ano pois falar publimente sobre sua homossexualida.
GAYS VEM RPEAR CULTURA DO QATAR, DIZ ANIZADOR DA COPA
"As monstraçõ públis afeto são mal vistas, não fazem parte da nossa cultura, e isso se apli a todos." Mas várias associaçõ, o a European Gay & Lbian Sport Feratn, reclamaram que as garantias segurança para psoas LGBTQ+ no Catar ntuam aquadas m ant do íc da Copa do Mundo. "Conheço gays que nem sequer sabem que outras psoas próximas ao s círculo são (gays), pois é muo perigoso para uma psoa LGBT+ nhecer outra." Ser gay é ilegal no Catar. Ele também pera que isso sirva para que outros tarianos gays e transexuais tenham histórias documentadas para mostrar o evidência se planejam br asilo em outros país on possam viver livremente.
EN EL MUNDIAL QATAR 2022 SE PODRá SER GAY, PERO NO MOSTRARLO
Receba os novos posts sta luna no s e-mail Com o íc da Copa do Mundo do Qatar, um assunto que foi pta já no último mundial, na Rússia, voltou à tona: a segurança e liberda torcedor LGBTQIA+ nos táds e outros lois do país-se lhido pela Qatar, os torcedor gays tarão sujeos a nfis e prisão, além apedrejamento para homens gays que moram por lá. Afal, várias civilizaçõ antigas tham a homossexualida e a transgenerida o parte suas culturas até as proibiçõ tensifidas entre os séculos XV e XX. A explição mais acea por tudsos diz que elas foram tentativas forçar um crcimento populacnal para mentar rapidamente o exérco batent guerra, proibdo a sodomia (práti sexo anal entre um homem e outro homem ou uma mulher) ou relaçõ homossexuais.
‘PENSEI QUE ME MATARIAM’: A HISTóRIA DO 1º GAY A SAIR DO ARMáR NO CATAR
Qualquer semelhança entre o século XV e 2022 não é mera cidê os 69 país on é ilegal a homossexualida, 32 fim na Ái, 22 na Ásia, nove na região que engloba Améri Lata e Caribe e seis na Oceania. Homossexualida ilegal em stos turístisQatar The Pearl Island, em Doha, é uma ilha nstída artificialmente e um símbolo luxo em Doha, a pal do Qatar Imagem: SkySn Se da Copa do Mundo 2022, o Qatar foi um dos país do Conselho Cooperação do Golfo que proibiu trangeiros LGBTQIA+ trabalharem na região, em 2013.
SER GAY NO CATAR PO TE CTAR A VIDA, ENTENDA!
A pena máxima é três anos prisão, mas há sos mais seis anos e uma proposta lei trama para mentar para sete 2020, o nselho islâmi do erno emiu parecer legais nnando a homossexualida e stando a necsida terapias nversão.
Maldivas Lily Beach Rort & Spa, na ilha Huvahandhoo, nas Maldivas Imagem: Reprodução/Tripadvisor Tem lei 2014 (somente duas Copas atrás), crimalizando "relaçõ sexuais ilegais", o chamam as relaçõ homossexuais. Registros oficiais do país mostram pelo menos 170 divíduos que foram acados do crime "homossexualida" só em 2018.
A lista, felizmente ada imensa, dá talh das rtriçõ em diversos outros país e po ser enntrada em relatór da ILGA (veja pága 113) a lista país on é crime ser LGBTQIA+:Ái (32 país)ArgéliaBundiCamarõChaComorEgoErreiaEtiópiaGâmbiaGanaGuéIlhas MrícLibériaLíbiaMalawiMarrosMrâniaNamíbiaNigériaQuêniaSenegalSerra LeoaSomáliaSuazilândiaSudãoSudão do SulTanzâniaTogoTunísiaUgandaZâmbiaZimbábueÁsia (22 país + 2 país on é ilegal "só" em algumas regiõ)AfeganistãoArábia SdaBanglashBneiButãoEmirados Árab UnidosIêmenIrãIraqueKuwaLíbanoMalásiaMaldivasMianmarOmãPaquistãoQatarSgapuraSíriaSri LankaTurenistãoUzbequistão*Na Indonésia, a homossexualida é ilegal "somente" em certas províncias e na Palta, "somente" em Gaza. 28 junho 2021Crédo, Getty ImagLegenda da foto, Muos país têm leis que crimalizam homossexualida, embora isso teja mudandoExistem 69 país no mundo que têm leis que crimalizam a homossexualida — e quase meta l tá na Ái. No entanto, em algumas ssas naçõ, houve movimentos para scrimalizar as uniõ do mmo sexo.Em fevereiro ste ano, o printe Angola, João Lourenço, sancnou uma revisão do Código Penal para permir relacnamentos entre psoas do mmo sexo e proibir a discrimação base na orientação sexual.Em junho do ano passado, o Gabão revert uma lei que crimalizava a homossexualida e tornava o sexo gay punível seis m prisão e multa.O Tribunal Superr Botswana também cidiu a favor da scrimalização da homossexualida em 2019.Moçambique e Seychell também aboliram leis anti-homossexualida nos últimos anos.Pule Matérias reendadas e ntue lendoMatérias reendadasFim do Matérias reendadasEm Tridad e Tobago, um tribunal em 2018 cidiu que as leis que proíbem o sexo gay eram nstucnais.Mas há país on as leis vigent que proíbem a homossexualida foram endurecidas, cludo Nigéria e Uganda.E em outros, forços para remover leis assim assaram.No íc do ano passado, um tribunal em Cgapura rejeou uma tentativa rbar uma lei que proíbe o sexo gay.Em ma 2019, o tribunal superr do Quênia cidiu pela manutenção das leis que crimalizam atos homossexuais.Legado lonialMuas das leis que crimalizam as relaçõ homossexuais têm origem na épo lonial.E em muos lugar, a ação ssas leis po gerar longas penas prisão.Dos 53 país da Commonwealth — uma associação livre país, a maria l ex-lônias brânis — 36 têm leis que crimalizam a homossexualida.Os país que crimalizam a homossexualida também têm penas crimais ntra mulher que fazem sexo mulher, embora as leis brânis origais se aplissem apenas a homens.A Associação Internacnal Lésbis, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais (Ilga) monora o progrso das leis relacnadas à homossexualida em todo o mundo.Segundo a entida, a pena morte é a punição prevista para atos sexuais entre psoas do mmo sexo em Bnei, Irã, Mrânia, Arábia Sda, Iêmen e em Estados do norte da Nigéria.Crédo, AFPLegenda da foto, Ativista protta na Índia ntra legislação anti-gayO Sudão revogou a pena morte para atos sexuais nsensuais entre psoas do mmo sexo no ano passado.Alguns analistas dizem que o ris real procso em alguns lugar é mínimo.Por exemplo, um relatór 2017 do erno brâni sobre a Jamai mostrou que o país era nsirado uma socieda homofóbi, mas que as "toridas não bm ativamente procsar psoas LGBT".Gpos ativistas dizem que a pacida anizaçõ lésbis, gays, bissexuais e trans (LGBT) realizar trabalho fa direos tá sendo rtrgida.Mudança tendênciaHá uma tendência global scrimalização atos sexuais entre psoas do mmo sexo.Até agora, 28 país no mundo renhecem os samentos entre psoas do mmo sexo e 34 outros oferecem algum renhecimento parceria para sais do mmo sexo, diz a Ilga.O Brasil renhece a união tável sais homoafetivos s ma 2011.Em zembro 2020, 81 país tham leis ntra discrimação no lol trabalho base na orientação sexual.