“Eu? Homofóbi? Claro que não, tenho até amigos gays!” quem nun ouviu (ou até falou) sa ase, que atire a primeira pedra. Por trás da vez que ela ou suas tantas variáveis foram repetidas, há um discurso homofóbi velado que cta ro à população LBGTQIA+. Mas o que fato rrpon a crime […]
Contents:
- EM 71 PAíS SER GAY é CRIME; HOMOSSEXUAIS POM ATé SER NNADOS à MORTE
- MORRER POR SER GAY: O MAPA-MúNDI DA HOMOFOBIA
EM 71 PAíS SER GAY é CRIME; HOMOSSEXUAIS POM ATé SER NNADOS à MORTE
* o que é crime gay *
Contarato também pediu que a polícia legislativa vtigue Fakhoury por homofobia (leia mais, ao fim da reportagem, sobre o discurso do senador). O vice-printe da issão, senador Randolfe Rodrigu (Re-AP), pediu que o Mistér Públi Feral seja rmado sobre "orrência eventual crime homofobia por parte do poente". A crimalização da homofobia e da transfobia foi permida pelo Supremo Tribunal Feral (STF) em cisão junho 2019.
MORRER POR SER GAY: O MAPA-MúNDI DA HOMOFOBIA
Por 8 votos a 3, os mistros nsiraram que atos prenceuosos ntra homossexuais e transexuais passariam a ser enquadrados no crime racismo (veja mais no vío abaixo). A crimalização da homofobia e transfobia prevê que: "pratir, duzir ou car a discrimação ou prenceo" em razão da orientação sexual da psoa porá ser nsirado crime;a pena será um a três anos, além multa;se houver divulgação ampla ato homofóbi em mes unição, o publição em re social, a pena será dois a c anos, além multa;e a aplição da pena racismo valerá até o Congrso Nacnal aprovar uma lei sobre o tema. Supremo ci que homofobia ve ser crimalizada o racismo Com a cisão do STF, o Brasil se tornou o 43º país a crimalizar a homofobia, segundo o relatór "Homofobia Patrocada pelo Estado", elaborado pela Associação Internacnal Lésbis, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (Ilga).
No julgamento 2019, a Corte atenu parcialmente a açõ aprentadas pela Associação Brasileira Gays, Lésbis e Transgêneros (ABGLT) e pelo partido Cidadania (antigo PPS). Segundo os votos aprentados: não será crimalizado: dizer em templo religso que é ntra relaçõ homossexuais;será crimalizado: car ou duzir em templo religso a discrimação ou o prenceo. "O legado [Contarato], homossexual assumido, talvez tivse pensando no perfume alguma psoa ali daquele plenár...
A fição da palavra riva medo patológi em relação à homossexualida e aos homossexuais, e fe o ód aos homossexuais e o prenceo ntra os divíduos que não se enxergam o heterossexuais. A homofobia tá nstuída tturalmente na socieda, tal qual o o racismo e o machismo, e ixar sas atus lado é parte um exercíc diár. O primeiro passo é parar tratar homossexuais o aberraçõ ou crimalizá-los por sua orientação sexual", diz Fáb Mariano B, nsultor Inclão da Diversida há 10 anos, sociólogo e profsor visante da Universida Nottgham (Reo Unido).