A nsulta popular sobre no novo Código das Famílias em Cuba, que clui o samento 'gay' e a adoção por sais homossexuais, eçou hoje e vai prolongar-se até 30 abril, ant da sua aprovação em referendo.
Contents:
- EM REFERENDO, CUBA APROVA LEGALIZAçãO DO SAMENTO GAY
- CUBA Dá íC A NSULTA POPULAR QUE CLUI SAMENTO 'GAY'
- APROVAçãO SAMENTO GAY EM CUBA EVINCIA NTRADIçõ DO REGIME
- LOS GAYS SE SAN EN CUBA
- COMO EVANGéLIS AMERINOS AJUDARAM A IMPEDIR A LEGALIZAçãO DO SAMENTO GAY EM CUBA
- CUBANOS APROVAM LEGALIZAçãO DO SAMENTO ENTRE PSOAS DO MMO SEXO, ADOçãO GAY E BARRIGA ALUGUEL
- CUBA MAR PARA 2021 CISãO SOBRE PERMIR OU NãO O SAMENTO GAY
EM REFERENDO, CUBA APROVA LEGALIZAçãO DO SAMENTO GAY
Cer dois terços da população votaram a favor da reforma no Código da Família, que também dará a sais gays o direo a adoçõ * casamento gay na cuba *
Cuba publiu nsa quarta-feira (15) projeto há muo aguardado um novo código família que abrirá as portas para o samento gay se aprovado. "O projeto do código família é tudo o que se poria perar", disse Maykel González Vivero, diretor da Tremenda Nota, uma revista digal que se ncentra em mulher, unida lésbi, gay, bissexual e transgênero (LGBT) e na unida negra.
Um membro das toridas eleorais Havana nta as cédulas do plebisco que legalizou o samento gay em Cuba, on a perseguição a homossexuais já foi stucnalizada - 26/09/2022 (Ya Lage/AFP). O novo Código da Família também permirá a sais gays o acso a barrigas aluguel e adoçõ. A cisão é um mar para Cuba, país on a perseguição a homossexuais foi stucnalizada nas dédas 1960 e 1970.
Na parte icial do erno do lír unista Fil Castro, após a revolução 1959, psoas gays eram enviadas para mpos trabalho forçado para uma suposta “reção”. As atus oficiais em relação à homossexualida na ilha unista mudaram nas últimas dédas, em parte graças aos forços da filha do ex-lír Raúl Castro, Mariela.
CUBA Dá íC A NSULTA POPULAR QUE CLUI SAMENTO 'GAY'
* casamento gay na cuba *
O documento também fe o samento o a união entre duas psoas, penntemente do sexo, e a possibilida adoção para os sais homossexuais. O tema permanece sensível numa socieda on o Governo do Partido Comunista ostracizou os homossexuais nas dédas 1960 e 1970, através da impossibilida ocuparem termados empregos ou posiçõ sociais, e cludo ternamentos em mpos trabalho. No entanto, a atu das toridas face aos homossexuais evoluiu nos últimos 20 anos, em particular vido ao trabalho do Centro Nacnal Edução Sexual dirigido por Mariela Castro, filha Rl Castro, irmão Fil Castro, di a agência noticsa AFP.
Ele fe o samento o a união "entre duas psoas", abrdo a porta para o samento LGBTQIA+ e a adoção crianças por sais homossexuais.
Historimente, o regime cubano perseguiu, prenu e levou ao exíl har homossexuais. "A ntradição é tanta que se cru uma suação em que um sal homossexual po ir se sar pela manhã, mas à tar ser pro por exprsar uma opião.
APROVAçãO SAMENTO GAY EM CUBA EVINCIA NTRADIçõ DO REGIME
Cuba: Novo código da família que clui samento gay é aprovado por referendo. A falta una legislación cluyente que perma el matrimon igualar en el país, algunos miembros la unidad LGBTI (Lbianas, gays, bisexual, transexual e tersexual) la Isla han enntrado o alternativa la boda simbóli. Así, Je y Lázaro, alegórimente, alzaron la banra l aríris gay, a dos dédas y más aquel fenómeno cematográfi y cultural.
Varias parejas gays, tras algún tiempo promiso, creen que momento sarse, fundar faia y hasta pensar en hijos, n cuando el Código Faia cubano no los cluya, y se encuentren en un limbo legal, o parte una población flotante que los Censos l país no regen.
Cuba é um país “gay iendly”?
LOS GAYS SE SAN EN CUBA
E, sim, porque existe uma gran unida gay bem atuante, parada gay, reprentativida políti e uma iciativa lei na nova Constuição que tá em bate nte momento, para promoção da igualda direos no samento. Nsa stuição se promove a ção apo profissnais adêmis ou gran prtíg nas áreas ligadas à sexualida, fazendo mpanhas apo à nscientização toda a socieda ntra a homofobia e vlência domésti e fomentando bat e sensiblização da população iciativas diretas distribuição mishas e clarecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Uma rreção jta e necsária tempos antigos, on os homossexuais foram muo assediados pois do triunfo da revolução, durante os primeiros anos. Integra, hoje, parte do quadro polítis cubanos, uma vereadora Caibarién (centro do país), elea pelo povo, um dos primeiros homossexuais a assumir um rgo por políti. Muo emporada, cutei ela dizer em uma entrevista, o segute: “o povo preferiu a mim porque sou mais revolucnár do que gay, e mais gay do que não existe, porque sou gay nascimento”.
COMO EVANGéLIS AMERINOS AJUDARAM A IMPEDIR A LEGALIZAçãO DO SAMENTO GAY EM CUBA
Nta região é possível enntrar um hostel “gay iendly”, que se chama “Amarillo”, muo famoso por ter sido ado o loção para um documentár falando sobre o show das transformistas da região. Em Havana, cheguei também ttemunhar no rnaval e na parada gay, a alegria, as danças e a animação da unida LGBT cubana.
CUBANOS APROVAM LEGALIZAçãO DO SAMENTO ENTRE PSOAS DO MMO SEXO, ADOçãO GAY E BARRIGA ALUGUEL
Um dos rros que se aprentaram na orla, no rnaval, reprentant da união dos tudant universárs, um dos mais empolgant, vha seguido uma turma enorme da unida gay participando e se jogando na folia. E, também, em Havana, pu participar das tensas atividas da jornada ntra a homofobia.
CUBA MAR PARA 2021 CISãO SOBRE PERMIR OU NãO O SAMENTO GAY
Durante a mhada da parada gay em ma sse ano, um imenso rtaz do movimento “Súmate Cuba: por una vida s vlência”, ve em mha direção e nele tavam reprentadas a foto Mathsa e Marielle Fran.
Em julho 2018, a Assembleia Nacnal Cubana propôs uma nova nstuição que cluía uma emenda (Artigo 68) que tornaria o samento gay legal. “Apo tanto moral quanto fanceiro nomaçõ e agências evangélis amerinas tem sido ccial para apoiar evangélis cubanos em sua panha ntra o samento gay na ilha”, disse Andrew Chnut, profsor tudos religsos da Virgia Commonwealth Universy. ”Depois do sucso do forço que remov o Artigo 68, igrejas evangélis se voltaram para o Conga Contra Homofobia e Transfobia – a versão cubana da parada do ulho gay.