A vlência ntra gays, travtis e mulher trans, entre 20 e 39 anos, mentou no Brasil em 2021. Os dados foram divulgados seis dias ant do Dia Internacnal Combate à LGBTFobia, celebrado nta terça-feira, 17 ma.
Contents:
Posts sobre 17 DE MAIO cros por gaytoli * 17 de maio gay *
Naquele 17 ma 1990, a OMS (Organização Mundial da Saú) retirou o homossexualismo (o sufixo “ismo” refere-se a uma doença na medica) sua listagem enfermidas.
Ant da mudança, a homossexualida (o sufixo “da” signifi portamento) tava no mmo patamar transtornos o a pedofilia. A cisão da mar anização que lida qutõ relacnadas à saú no mundo virou um mar e também o Dia Internacnal ntra a Homofobia e a Transfobia. Em 1973, a Associação Amerina Psiquiatria já havia banido a homossexualida sua lista distúrbs.
No Brasil, em 1985, o Conselho Feral Medica também havia tomado a mma medida após ser prsnado por um abaixo-assado promovido por ativistas do Gpo Gay da Bahia, que rniu assaturas artistas, o Caetano Veloso e Gilberto Gil. A spatologização da homossexualida promovida pela OMS reprenta muo porque, certa forma, uniformiza a qutão no mundo.
por Sulama Esteliam O 17 ma é o Dia Internacnal ntra a LGBTfobia, s 2004, quando se oficializou a data. Celebra a cisão da OMS - Organização Mundial da Saú retirar a homossexualida da classifição transtorno mental, em 1990. É dia nrar as vlências e discrimaçõ que vivem lésbis, gays, bissexuais,… * 17 de maio gay *
No entanto, a cisão da OMS cru um mpo disputa por parte um gpo psicólogos cristãos no país, que viram numa brecha ixada pela anização a possibilida promover tratamentos que firam nhecidos o “cura gay”. Fiu em aberto a possibilida as psoas que não se sentiam nfortáveis a sua homossexualida, a oportunida elas passarem por um tratamento.
Numa ofensiva na Jtiça, os psicólogos obtiveram cisõ limar que os ampararam nos supostos tratamentos “cura gay”, uma vez que o própr nselho que regulamenta a atuação da tegoria no país proibia se tipo práti nos nsultórs.
A rolução 001, 1999, do Conselho Feral Psilogia, enten que não é possível curar uma doença que não existe, so da homossexualida e da transexualida. O “Movimento Psicólogos em Ação”, o mais engajado na promoção da “cura gay”, também se alhou a polítis evangélis para tentar legalizar as terapias reversão sexual por me projetos lei —a maria das propostas aprentadas na Câmara Feral foi rbada. Mas a “cura gay” foi um serviço legalmente fornecido no Brasil setembro 2017 a abril 2019 até que a mistra Cármen Lúcia, do STF, barrou a práti por me limar que atenu a um pedido do Conselho Feral Psilogia.